Meteoro belga

Atualizado em 12 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

O campeão belga Philippe Gilbert (Omega Pharma-Lotto) se tornou o novo líder do ranking World Tour da UCI, após vencer o GP de Quebec e concluir o GP de Montreal na terceira colocação. O belga superou o campeão do Tour de France Cadel Evans, seu futuro companheiro de equipe, e agora espera pelo Campeonato Mundial, que será realizado entre os dias 19 e 25 em Copenhague, na Dinamarca.

Os 130 pontos conquistados por Gilbert no Canadá lhe possibilitaram acumular um montante de 698 pontos. O australiano Cadel Evans (BMC), agora o segundo colocado, possui 574 pontos, enquanto Alberto Contador (Saxo Bank) se mantém na terceira colocação, com 471 pontos.

Em seguida, aparece Joaquim Rodriguez (Katusha), que saltou da quinta para a quarta posição, seguido por Michele Scarponi (Lampre-ISD). O maior salto no ranking foi realizado por Bradley Wiggins (Sky), que estava na 18ª posição e agora ocupa a 7ª, após terminar a Vuelta a España com o terceiro lugar.

A impecável temporada de Gilbert possibilitou à Omega Pharma-Lotto saltar para a primeira posição no ranking por equipes, liderança que era anteriormente da equipe luxemburguesa Leopard-Trek. Quanto ao ranking por países, a Espanha ainda detém a primeira colocação, no entanto, a Bélgica está logo atrás (1357 pontos para a Espanha e 1163 para a Bélgica).

O novo companheiro de Cadel Evans disse que não gostaria de liderar a seleção belga no Campeonato Mundial de Estrada, no entanto, com a participação de Tom Boonen descartada, foi confirmado nesta segunda-feira que o Rei das Clássicas, que venceu 17 vezes apenas em 2011, será o capitão da Bélgica. Gilbert liderará o time que contará com Jürgen Roelandts, Olivier Kaisen e Klaas Lodewyck (Omega Pharma-Lotto), Johan Vansummeren (Garmin-Cervelo), Nick Nuyens (Saxo Bank-Sungard), Greg Van Avermaet (BMC Racing Team), Kevin De Weert (Quickstep) e Bjorn Leukemans (Vacansoleil-DCM).