Metas para o segundo semestre – ainda dá tempo!

Atualizado em 22 de julho de 2011
Mais em

O segundo semestre chegou e pelo menos até final de novembro temos bastantes provas de ciclismo, mountain bike e triathlon, e sim… ainda dá tempo! Se você não conseguiu seguir a risca os treinos do primeiro semestre e se está fugindo do frio desde o final de maio, não desanime, ainda dá tempo, basta seguir algumas regras que todo treinador ficaria contente.

1- Monte uma lista com as provas de objetivo maior e algumas que fará como treino mesmo. Desta forma conseguirá alinhar treinos, descanso e táticas.

2- Questione muito e sempre o seu treinador, mas, mão pense que você é melhor técnico do que ele. Este sabe sim julgar a hora de fazer força ou não, e a hora de dar um tempo.

3- Comunicação: Mantenha sempre contato com seu treinador, seja através de ligações, mensagens ou e-mail. Algumas assessorias possuem um software aliado a eles que permite até mesmo uma troca de mensagem via e-mail, “linkando” com os treinos. Desta forma o seu treinador tem certeza absoluta do seu condicionamento físico. Hoje com GPS, frequêncimetros e wattagem, não há desculpa.

4- Escute com cautela as dicas dos seus amigos. Eles têm outro condicionamento, preparo e podem estar em outra fase do ciclo de treinamento, e podem estragar toda a sua periodização.

5- Se já traçou uma nova meta, que tal comprar algum equipamento novo, como sapatilha, capacete… Muitas vezes isto incentiva nos treinos, principalmente porque você quer usá-los, certo?

6- Procure: Um nutricionista esportivo, grande parte da sua performance depende disto, aprenda a usar o carboidrato, a proteína e aquilo que é melhor para você e não seus amigos, ou internet! E, como dito acima, melhore seu relacionamento com o treinador.
7- Respeite seus limites, não force mais do que está realmente preparado.

8- Tenha seus exames em dia e pedale sempre com muita segurança.

Confira artigos anteriores: