Metas: nunca perca o objetivo do seu treino!

Atualizado em 15 de maio de 2011
Mais em

Somos muito bem informados atualmente sobre os benefícios da pratica regular da corrida. A questão a ser discutida é: como tornar a corrida atrativa a longo prazo?

Para muitas pessoas, talvez a maioria, correr já é algo que traz satisfação pelo fato de promover ganho de saúde e qualidade de vida, porém, para muitos fica clara a necessidade de se estabelecer objetivos bem definidos e metas a serem alcançadas.

Quando propomos um programa de evolução em treinamento de corrida fica clara a necessidade de estabelecer um rumo, desta forma minimizamos as chances de que o corredor perca seu foco durante os treinos. Existem alguns pontos essenciais ao se estabelecer estes objetivos, são eles:

– estabeleça metas a curto prazo (até 3 meses), médio prazo (6 a 12 meses) e longo prazo (a partir de 1 ano).

– Considere suas restrições pessoais.

– Respeite as etapas de cada fase.

– Se proponha a alcançar objetivos realistas.

– Se prepare para alterar seus prazos caso seu planejamento sofra alterações.

– Procure um profissional de Educação Física.

Ao iniciar seu planejamento o corredor deve entender que para atingir seu objetivo principal ele antes deve passar pelas fases iniciais de sua programação de forma equilibrada, sem sobrecargas em seu aparelho locomotor.

A relação coerente entre volume e intensidade dos treinos possibilitará que as fases de seu planejamento sejam ultrapassadas de forma segura.

Imagine seu planejamento sendo representado pela figura de uma pirâmide, sendo que o ponto mais alto é sua principal meta (longo prazo). Quanto maior e mais bem estruturada for a base da pirâmide, maior a altura do ponto a ser alcançado!
Alcancei minha meta e agora?

Outro ponto a ser discutido neste tema é o que fazer quando meu maior objetivo foi atingido. Percebemos que muitos corredores estabelecem metas que são atingidas com certa facilidade e se vêem sem novos desafios, apenas contra o relógio.

Neste momento vale lembrar o ponto de partida deste processo, ou seja, valorizar todo ganho de saúde e satisfação pessoal que a corrida te proporcionou e a partir daí, voltar a se programar a longo prazo. Caso tenha perdido interesse em novas distâncias pense em provas em diferentes locações e níveis de dificuldade maiores.

Sem dúvida a satisfação do corredor é o que impulsiona tantos milhões de brasileiros para esta prática esportiva tão saudável. Procure através de suas metas sua própria motivação e boa corrida!