Meta nas Olimpíadas

Atualizado em 20 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Muitas questões têm sido levantadas sobre Tony Martin, principalmente se ele seria capaz de concluir o Tour de France do próximo ano em uma boa colocação. Com a inclusão de um prólogo e dois contrarrelógios individuais longos, somados a poucas etapas com chegada em subida, o Tour de France 2012 poderá beneficiar o campeão mundial de crono.

Martin tem sido cotado como um futuro ciclista de grandes voltas, mas até o atual momento, apenas tem mostrado suas habilidades em provas de uma semana de duração. Neste ano, o alemão venceu a Volta ao Algarve, a Paris-Nice e a Volta de Pequim, sendo que sua melhor colocação no Tour de France foi uma 36ª posição no ano de 2009.

No atual momento, seu declarado objetivo é focar nos Jogos Olímpicos de 2012, que ocorrerá a menos de uma semana do Tour. “Um longo prólogo e duas extensas etapas de contrarrelógio certamente me beneficiam e eu terei muita motivação para a prova, mas de qualquer jeito, participarei do Tour sem muita pressão sobre mim, já que minha maior meta em 2012 é buscar o ouro olímpico de contrarrelógio. Por outro lado, não deixarei a prova francesa de lado e não vou a Paris a toa.

Martin tem se mostrado o maior nome atual do contrarrelógio e venceu nove etapas desta natureza no ano, incluindo o Tour, a Vuelta a España e o Campeonato Mundial, onde desbancou o suíço Fabian Cancellara, que era o nome a ser batido.