Merckx considera positivo o retorno de Armstrong

Atualizado em 10 de dezembro de 2008
Mais em

Por Felipe Vilasanchez

A grande lenda do ciclismo Eddy Merckx encara a volta de Lance Armstrong como positiva para o mundo do ciclismo.

“Havia 150 jornalistas na apresentação [da equipe Astana]. O retorno dele provocou um grande interesse. Isso é bom para o ciclismo”, disse o pentacampeão do Giro d’Italia ao jornal La Gazetta dello Sport.

Armstrong, que se aposentou após vencer pela sétima vez consecutiva o Tour de France, em 2005, anunciou em setembro deste ano seu retorno para a temporada 2009. Logo depois, ele decidiu competir no Giro d’Italia. Será sua primeira participação na prova, que tem a duração de três semanas e é competida por etapas.

Merckx classificou a participação de Armstrong no Giro como uma “completa novidade”. “Ele nunca competiu no Giro”, disse o belga. “Ele vai atrair muita publicidade para o Giro d’Italia. Há muito interesse nisso. Eu irei lá para assistir, por exemplo”.

“Três anos são muito tempo para Armstrong, e também para os músculos e o coração. Não será fácil recomeçar, mas Axel [Axel Merckx, filho de Eddy] disse que ele está treinando como um louco”, contou Merckx.

Armstrong enfrentará grandes adversários, como Ivan Basso, Carlos Sastre, Cadel Evans e Damiano Cunego. Basso, campeão do Giro de 2006, disputou com Lance a vitória no Tour duas vezes e é apontado um dos grandes favoritos para o Giro 2009.