Menchov na Katusha

Atualizado em 12 de dezembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Denis Menchov foi anunciado oficialmente nesta segunda-feira (12) como novo reforço da Katusha para a próxima temporada. O ciclista russo, que completará 34 anos no próximo mês de janeiro, reforçará a equipe que conta com Joaquim Rodriguez como um de seus líderes.

A saída de Menchov da Geox-TMC ocorreu por consequência da saída do principal patrocinador do time, a companhia italiana Geox, que abandonou a parceria após oito meses de contrato. O diretor esportivo da esquadra, Mauro Gianetti, por sua vez, não conseguiu negociar com outro investidor a tempo, o que culminou com o término da equipe.

Mas a chegada de Menchov à Katusha não foi tão tranquila. Ao que tudo indica, a chegada do ciclista à sua nova casa só foi possível por causa da contratação de Hans-Michael Holczer, que entrou como diretor geral da equipe ao substituir Andrei Tchmil, que não simpatizava muito com o atleta. Vencedor de duas Vueltas a España (2005 e 2007) e um Giro d’Italia (2008), Menchov mira em 2012 vencer a grande volta que falta em seu currículo, o Tour de France. Joaquim Rodriguez, por sua vez, tentará buscar o pódio no Giro.

“Este acordo é um novo passo do Projeto Global de Ciclismo Russo, que pretende reunir os ciclistas russos mais competitivos dentro de uma única estrutura. O projeto foi criado pensando em atingir condições necessárias ao desenvolvimento do ciclismo russo e melhorar a sua posição internacional. Menchov irá juntar-se à Katusha e eu acredito que vai obter resultados importantes na próxima temporada “, disse Igor Makarov, presidente da Federação Russa Federação de Ciclismo e chefe do Projeto Global de Ciclismo Russo.

“Estou muito contente de integrar a Katusha, pois é algo pelo qual eu venho esperando há algum tempo e é um passo que considero correto para a minha carreira. Aprecio muito o que o senhor Makarov está fazendo pelo ciclismo russo e eu gostaria de ajudar ao Projeto Global de Ciclismo Russo da forma que eu puder, para que eu possa contribuir para o crescimento do esporte russo e para sua constante ascensão no quadro mundial”, concluiu Menchov.

O russo é o 12º reforço da Katusha para 2012. Além dele, chegaram Maxim Belkov (Vacansoleil), Óscar Freire (Rabobank), Xavier Florencio (Geox-TMC), Marco Haller (Adria Mobil), Alexander Kristoff (BMC), Timofey Kritsky (Itera-Katusha), Rudiger Selig (Leopard-Trek), Gatis Smukulis (HTC), Simon Spilak (Lampre-ISD), Alexei Tsatevich (Itera-Katusha) e Ángel Vicioso (Androni) ao time para o próximo ano.