Memorial Pantani

Atualizado em 03 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Fabio Taborre (Acqua & Sapone) venceu neste sábado (1) pela segunda vez no ano – e também em sua carreira – ao superar Davide Rebellin (Miche-Guerciotti) e Daniel Martin (Garmin-Cervélo) e conquistar o título do Memorial Pantani.

Taborre integrou uma fuga de 15 ciclistas formada na última subida da prova e se lançou em um belo sprint nos metros finais da disputa para cruzar a meta em Cesenatico. Apenas 54 ciclistas conseguiram concluir a prova, que contou com altas temperaturas.

A prova de um dia leva o nome do ciclista que morreu após sofrer overdose por consumo de cocaína em 2004, poucos anos após conquistar o Giro d’Italia e o Tour de France, em 1998. A competição contou com atletas de peso, como Alessandro Petacchi e Michele Scarponi (Lampre-ISD), Vincenzo Nibali e Ivan Basso (Liquigas-Cannondale), além do campeão italiano Giovanni Visconti (Farnese Vini-Neri) no pelotão.

Nibali atacou logo nos 20 quilômetros iniciais, junto de Davide Ricci Bitti (Farnese Vini Neri Sottoli), Alberto Contoli (Colnago Csf Inox) e Davide Torosantucci (D’Angelo & Antenucci Nippo). O quarteto conseguiu obter uma vantagem de três minutos e então Nibali resolveu atacar sozinho, quando foi capturado por 13 ciclistas, entre os quais estavam Ivan Basso, Davide Rebellin, Stefan Schumacher, Michele Scarponi e Giovanni Visconti, além do campeão da Vuelta a España, Juan Jose Cobo, que fez sua primeira prova após a grande volta espanhola.

Ao se aproximar do final da disputa, na costa do Adriático, o grupo perseguido contava com 27 ciclistas e Taborre aproveitou-se de seu bom posicionamento na prova, além da força restante em suas pernas, para se lançar em um sprint, superando Rebellin e Martin e cruzando a linha de chegada na primeira colocação.

Classificação:

1) Fabio Taborre (ITA/Acqua & Sapone-Caffe Mokambo) 4h25min31s
2) Davide Rebellin (ITA/Miche-Guerciotti ) m.t.
3) Daniel Martin (IRL/Garmin-Cervélo, m.t.
4) Giovanni Visconti (ITA/Farnese Vini-Neri Sottoli) m.t.
5) Oleg Berdos (MOL/De Rosa-Ceramica Flaminia) m.t.
6) Paolo Bailetti (ITA/De Rosa-Ceramica Flaminia) m.t.
7) Fabio Felline (ITA/Geox-TMC) m.t.
8) Riccardo Chiarini (ITA/Androni Giocattoli) m.t.
9) Juan Jose Cobo Acebo (ESP/Geox-TMC) m.t.
10) Miguel Angel Rubiano Chavez (COL/D’angelo & Antenucci-Nippo) m.t.