Melhor que festa ou acarajé

Atualizado em 03 de agosto de 2008
Mais em

Por Fernanda Di Sciascio, de Salvador
Fotos Ronaldo Partha

Domingo nublado, mas quente e abafado, e a avenida beira-mar no Jardim de Alah, em Salvador, ficou repleta de corredores preparando-se para iniciar o dia e suas atividades físicas. Este é o típico cenário de inverno na capital baiana, quando as temperaturas continuam elevadas e a mudança sentida no clima é a aparição das chuvas rápidas e freqüentes. Mas nesse domingo, dia 3 de agosto, houve uma razão a mais para o movimento na orla: o Eco Run.

Às 6h30 já estavam na arena os primeiros corredores para a retirada dos chips, acomodação de seus pertences no guarda volumes e leve aquecimento com trotes e alongamentos. Tânia Mascarenhas, 37, socióloga, correu os 5 km em 30min02s e aprovou: “Participo sempre de provas de rua, pois me motivam a treinar ainda mais. No Eco Run, há ainda mais estímulos, pois o trajeto é ótimo, plano e lindo; a organização é excelente e tem boa hidratação, sinalização de quilometragem e fluxo de corredores”, detalha a corredora, que treina com a assessoria esportiva Autentic Run.

Já Thiago Maranhão, 36, técnico de informática soteropolitano, correu 5 km e impressionou-se mesmo com o número de corredores presentes: “A corrida tem superastral, muito bem-organizada e atraiu muitos corredores. Foi surpreendente ver quantas pessoas estão aqui para participar dessa festa”. Maranhão, que corre há dois anos, é maratonista e começou o esporte porque gosta de suar, valorizou também a iniciativa verde. “Conscientizar as pessoas e oferecer mudas de árvores nativas são ações simples e pequenos atos que ajudam a salvar o mundo. Costumo fazer a minha parte também fora das corridas e minha participação é não usar nem carro nem ônibus: só vou de bicicleta para todos os lugares”, contou, engajado com a proposta sustentável do evento.

Vista para o mar
Tanto o percurso de 5 km quanto o de 10 km foram planos e à beira-mar, um trajeto conhecido pelos moradores de Salvador, já que praticamente toda a orla da cidade conta com pista para pedestres e para ciclistas, muito freqüentadas em todos os horários. A localização, de fácil acesso, também facilitou o ir-e-vir para a corrida.

“Além da fantástica estrutura – referência para corridas de todo o País – o Eco Run foi ótimo na entrega de kits. A loja Zogbi fez um ótimo trabalho e não houve tumulto, assim como a retirada de chips no próprio domingo. A localização da corrida foi também muito boa, fácil para estacionar o carro nos arredores e com estafes muito bem-informados para orientar os corredores”, elogiou Leila Santos, 29, psicóloga, que fez os 10 km e estava com sua muda de arueira na mão e planos para a árvore: “Vou plantá-la em meu jardim de inverno. Ficará ótimo!”.

Caio Tarantino, diretor técnico da Carbovita, empresa responsável pela neutralização de carbono do evento, detalhou que foram doadas centenas de mudas de mulugum, pau-de-alho, pitangueira e arueira para os participantes da corrida – árvores típicas da região. Além dessas mudas doadas, a empresa calculará quanto o evento impactou o ambiente e plantará árvores para neutralizar a ação em áreas de reservas ambientais. “Reguem suas árvores diariamente e preservem a natureza”, foi o aviso de Tarantino para todos os presentes fazerem sua parte por um mundo mais sustentável.

Entretenimento muito além da corrida
No pré e pós-prova, os corredores usufruíram o espaço para assinantes O2 e os estandes da Caloi (para conhecer as bicicletas da marca) e da Mitsubishi Motors (com carros em exposição). Paulo Bassan, 41, funcionário público, e Adriana Kramm, 33, terapeuta ocupacional, são amigos e estrearam a participação em provas do Circuito Eco Run. “A corrida foi muito boa, da arena ao percurso, incluindo a camiseta e a medalha. Fizemos a massagem no espaço para assinantes, que também foi excelente, e nosso único pedido é que a prova entre definitivamente para o calendário de corridas de Salvador”, disseram, uníssonos.

A elite da prova
Os vencedores concordaram com os corredores. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Edilon dos Santos Brito, que fez os 5 km em 16min24s. “Achei a prova ótima, bem organizada e com nível profissional”. No feminino, Valdira Alves de Souza chegou em 22min17s, conseguidos em uma fase de retomada de treinos e retorno à corrida de rua, já que estava mais voltada às pistas, em provas de 800 m a 1.500 m: “Os cuidados aos atletas foram muito especiais. A minha única ressalva é para a largada, pois o funil ficou muito cheio e esse começo atrapalhou um pouco meu desempenho”.

José Everaldo da Silva Mota, 29, o campeão dos 10 km, disse que a prova superou suas expectativas. “Adorei. Vencer foi uma surpresa e um ótimo prêmio aos treinos que tenho feito”, disse. Denise Lima dos Santos, 25, também estava emocionada com a conquista do primeiro lugar nos 10 km. “A prova foi excelente. Treinei bastante e vim preparada para isso”, falou, tímida. Seu treinador, Rubiracy José dos Santos, da CEF da Polícia Militar da Bahia, detalha um pouco a vitória: “Denise tem uma história difícil e muito potencial. Vencer os 10 km lhe deu o que ela mais precisa hoje: um bom tênis para correr [referindo-se a um dos prêmios recebidos pela atleta] e estímulo para continuar esse caminho com ainda mais garra e vontade”.

Denise treina com Marily dos Santos, a única brasileira classificada para correr a maratona olímpica de Pequim, que também deu uma passadinha na corrida: “Está tudo ótimo por aqui. Só não corri porque embarco semana que vem para a China”, disse, animada, a alagoana, incentivando as passadas a todos os presentes.

! Leia mais sobre a etapa de Salvador do Circuito Eco Run e veja mais fotos na edição de setembro da revista O2.

:: ECO RUN SALVADOR – BA
Data:
3 de agosto de 2008
Horário: 8h
Percurso: 5 km e 10 km
Clima: Nublado e calor
Temperatura: 25ºC (média)
Umidade: 76% (média)
Inscrição: R$ 40 e R$ 30 (assinantes O2)
Postos de hidratação: 4 (água a cada 2,5 km e bebidas esportivas na chegada)
Premiação: Troféus, buquês e kits New Balance, Mitsubishi Motors e Batavo Pense Light para os três primeiros colocados masculino e feminino, 5 km e 10 km; e um ano de assinatura da revista O2, uma bicicleta Caloi e um vale-tênis New Balance da loja Zogbi para os vencedores de cada categoria
Vencedores
5 km
Masculino

1º – Adriano de Oliveira Silva – 16min07s
2º – Edilon dos Santos Brito – 16min24s
3º – Joseilton Santos Trindade – 17min13s
Feminino
1ª – Valdira Alves de Souza – 22min17s
2ª – Neilma Marcia Pereira de Miranda – 23min31s
3ª – Nivea de Freitas Martins – 24min03s

10 km
Masculino:

1º – José Everaldo da Silva Mota – 31min58s
2º – Sizinho Palmer de Jesus – 32min45s
3º – Dionísio Santos de Jesus – 34min02s

Feminino
1ª – Denise Lima dos Santos – 44min19s
2ª – Joseane Vieira Dias – 45min19s
3ª – Maria Dalva Alves Quintilhiano – 47min17s