Meia-maratona quente em São Paulo

Atualizado em 09 de março de 2008
Mais em

Por Sara Puerta
Foto Rodrigo Suzuki

O Estádio do Pacaembu e a Praça Charles Miller serviram de palco para mais uma prova em São Paulo neste domingo, dia 9 de março. Desta vez foram 21 km (ou 10.550 metros caso o participante preferisse), percorridos por cerca de 6 mil corredores com largada e chegada em frente ao estádio, e passando duas vezes pelo Elevado Costa e Silva, o Minhocão.

Os amigos Rodrigo Otávio Kosick, 31, empresário, e José Paulo, 44, comerciante, vieram de Curitiba para participar da segunda edição da meia. “É a primeira vez que corremos uma prova em São Paulo fora a São Silvestre, e é um desafio ainda maior, pois em Curitiba o clima é mais ameno”, explicou Kosick.

E de fato, os corredores tiveram que lidar com o sol forte e 80% de umidade do ar. A jornalista Carolina Mazzariello, 26, estreante na distância de 21 km, agradecia ao clima mais ameno (estava nublado e chuviscou um pouco) que fez antes da largada. Porém, no final, ela sentiu que o maior desafio foi mesmo a temperatura. “Corri no máximo 10,5 km em provas e, quando decidi fazer a meia, treinei muita subida para ganhar resistência. De fato, nem senti no percurso. O problema foi o calor, mas contornei bebendo muita água”, disse Carolina.

Rumo a Pequim
O corredor Vanderlei Corderio de Lima, 38, (medalha de bronze em Atenas) ficou com o segundo melhor tempo, chegando oito segundos após o queniano Kiprono Mutai, que fez em 1h04min02s. “Fiquei muito feliz com a vitória, especialmente por ter vencido o Vanderlei, uma referência no esporte mundial”, disse Mutai.

Para Vanderlei, a Meia-maratona de São Paulo faz parte de seu planejamento para alcançar o índice e participar da Olimpíada de Pequim. “Esses 21 km serviram de treino, para a maratona, na qual espero diminuir meu tempo e poder chegar a Pequim. O mais importante é me sentir bem para alcançar a melhor forma física”, afirmou.

“Ainda não estou 100% fisicamente, mas senti novamente confiança em correr. Isso me deixa extremamente feliz para tentar uma das vagas do Brasil para Pequim. Meu sonho é disputar a minha quarta Olimpíada”, disse Vanderlei.

Já Eunice Kirwa, ganhadora do feminino, mostrou surpresa com a vitória. Ela desembarcou na sexta-feira ao Brasil, vinda do Quênia. “Impus meu ritmo desde o início e não esperava vencer com mais de um minuto de vantagem”, disse, referindo-se à compatriota Ednah Mukhwana, segunda colocada. “Fiquei muito feliz com o resultado e, principalmente, com o meu desempenho”, completou a atleta.

A brasileira Maria Zeferina Baldaia, que enfrentou vários problemas de contusão, e ainda volta aos poucos à melhor forma, ficou com a terceira colocação (1h16min22s). “Acho que tive um excelente desempenho e acredito que estou em condições de sonhar com a Olimpíada”, comentou a ex-bóia-fria.
:: Serviço
2ª Meia-maratona de São Paulo
Data:
9 de março de 2008
Horário: 7h45 (mulheres) e 8h (homens e geral)
Temperatura: 26ºC (média)
Umidade: 80% (média)
Clima: sol
Inscritos: 6 mil
Resultados
Feminino:
1ª Eunice Jepkirui – 1h15min08s, 2ª Ednah Mukhwana – 1h16min11s e 3ª Maria Zeferina Rodrigues – 1h16min22s.
Masculino: 1º Kiprono Chemwolo Mutai – 1h04min02s, 2º Vanderlei Cordeiro de Lima – 1h04min10s e 3º Anoe dos Santos Dias – 1h05min24s.