Meia-maratona de São Paulo

Atualizado em 05 de abril de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

A Cidade Universitária da USP recebeu na manhã deste domingo, dia 5 de abril, a décima edição da Meia-maratona Internacional Corpore Açúcar União da Cidade de São Paulo. Foram 12.500 inscritos para participar da prova, dos quais 4 mil no percurso de 5,5 km e 8.500 nos 21 km.

E o que se viu nas arborizadas ruas do campus da universidade foram muitos corredores dispostos a superar limites, como o metroviário José Pereira Macedo, 46, que corre há 10 anos, mas só no ano passado decidiu participar das provas mais longas.

“Corro faz tempo, mas sempre em provas mais curtas. Ano passado, decidi correr 21 km para superar meus limites. Foi terrível, senti muito cansaço e as pernas pesaram. Depois do quilômetro 16, só caminhei. Já hoje me senti muito bem e consegui correr a prova inteira”, diz Macedo, que completou o percurso em 1h44min.

Na prática do esporte há três anos, o corretor de seguros Dênis Alves, 34, sofria de colesterol alto e, em vez de apelar para os medicamentos, dos quais é alérgico, escolheu correr.

“Comecei para melhorar minha saúde, nas provas de 10 km, após algum tempo de treinamento. Na busca de conquistas maiores, decidi correr uma meia-maratona e foi menos difícil do que pensava”, afirmou Alves, que também falou sobre a prova desta manhã. “Foi uma das melhores que já corri. O percurso não tem tanta subida e pude fazer o tempo de 1h40min”.

Na corrida contra a insônia
Há seis anos, Déborah Jabur, hoje com 20 anos, sofria de insônia e decidiu procurar um médico. Ouviu que deveria começar a praticar uma atividade física e a escolha não foi tão difícil. “Como não era boa em nenhum esporte coletivo, decidi correr”, brincou a estudante.

“Comecei em percursos menores, e fui evoluindo, treinando bastante. Por isso, acredito que a transição das provas menores para a meia-maratona não foi tão difícil. Agora estou treinando para a Maratona de São Paulo, e estou correndo cerca de 50 km por semana”.

Nas malas, tênis
Nascido em Portugal, o empresário Ricardo Almeida, 33, começou a correr há três anos “por acaso”, como ele mesmo contou. Em busca de uma melhora em sua saúde, decidiu sair para as ruas e correr e não parou mais.

No Brasil há alguns anos, a trabalho, Almeida aproveita para curtir por aqui um de seus hobbies preferidos: correr. “Já participei de provas em vários lugares, como Portugal, Panamá, e também aqui no Brasil. Hoje estou gripado, então senti um pouco de dificuldade, mas mesmo assim achei uma boa corrida”, disse o português, que completou. “Não viajo para lugar nenhum sem meus tênis de corrida”.

Eles venceram
Pouco menos de um mês depois da vitória na meia-maratona de São Paulo, realizada no Pacaembu, o alagoano Damião Ancelmo de Souza voltou a vencer nos 21 km, desta vez na USP.

“A corrida de hoje foi maravilhosa, o percurso é muito bom e o clima não estava tão pesado. Gostaria de ter batido o recorde da prova, que está na casa da 1h03min, mas quando vi já era tarde demais”, disse Damião, que fez o tempo de 1h05min06s.

Na segunda posição ficou Paulo Roberto Almeida, com 1h05min15s, seguido por Luís Paulo da Silva Antunes, que fez o tempo de 1h05min54.

Na disputa feminina, quem venceu foi a queniana Anne Cheptanui Bererwe, com a marca de 1h11min40s, seguida por sua compatriota Eunice Jepkirui Kirwa, que completou o percurso em 1h13min33s. Na terceira posição a primeira brasileira. Com 1h16min44s, Edielza Alves dos Santos completou o pódio.

Meia-maratona Internacional de São Paulo
Data: 05 de abril de 2009
Horário: 7h15min
Distância: 21 km
Clima: quente
Temperatura: 24 ºC (média)
Inscritos: 12.500 mil
Inscrição: R$ 50,00 não-associados Corpore e R$ 30,00 aos associados

Pódio 21 km:
Masculino: Damião Ancelmo de Souza, 1h05min06s; Paulo Roberto Almeida, 1h05min15s; Luís Paulo da Silva Antunes, 1h05min54s.

Feminino: Anne Cheptanui Bererwe (QUE), 1h11min40s; Eunice Jepkirui Kirwa (QUE), 1h13min33s; Edielza Alves dos Santos (BRA), 1h16min44s.

Pódio 5,5 km:
Masculino:
Rafael dos Santos, 16min24s; José Rodrigues dos Santos, 16min27s; Ronicesse Félix de Lima, 16min39s.

Feminino: Jucimara Félix dos Santos, 20min37s; Vivian de Oliveira, 21min36s; Joelma da Silva Gomes, 21min42s.