Meia-maratona de São Paulo

Atualizado em 08 de março de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos
Foto Leo Shibuya/ ZDL

O forte calor que tomou conta da capital paulista (e de grande parte do Brasil) nos últimos dias não assustou os 8 mil que corredores que disputaram neste domingo, 8 de março, a 3ª Meia-maratona Internacional de São Paulo, que teve largada e chegada no estádio do Pacaembu.

A prova deste ano apresentou algumas novidades aos participantes, entre elas o novo percurso, que passou por regiões tradicionais da cidade, como o Elevado Costa e Silva, a Avenida Duque de Caxias e o Memorial da América Latina, e a antecipação do horário de largada das 9h para as 8h. As mudanças agradaram os participantes.

“A prova foi muito boa, apesar do clima quente. Ainda bem que a largada aconteceu uma hora antes do que nos anos anteriores, isto ajudou bastante. As provas no verão deveriam sempre começar mais cedo, pois isto facilita muito a vida de quem busca a melhora do desempenho”, afirmou Valdir Alves da Silva, 53, operador de manutenção.

“A organização da corrida está de parabéns. Estavam perfeitos os postos de água e os pontos de socorro ao longo do percurso. A antecipação da largada também foi excelente, se começasse às 7h30 seria melhor ainda, porque o sol estaria mais fraco”, sugeriu Edson Silvestre Borgnovi, 46, comerciante.

Nova rota
O novo percurso dos 21 km, que nos anos anteriores percorria um longo trecho no Elevado e agora passa por outros pontos do Centro antigo, também agradou os corredores.

“Este ano o percurso melhorou muito, pois não foi tão repetitivo. Mas acho que ainda tem muita subida, e isso deixou a prova um pouco puxada”, disse Érica Garcia Pinto, 28, servidora pública, que correu acompanhada da amiga Aline Fernandes, 31, bancária.

“Concordo com a Érica, o percurso tinha muito subida. Mas gostei por ele não passar muitas vezes pelo mesmo trecho. A prova fica bem mais motivante quando é disputada em um trecho único”, afirmou Aline.

Novidades na Elite
A edição deste ano da Meia-maratona de São Paulo foi a primeira grande prova de 2009 a respeitar as novas regras da CBAt, que limitam a presença dos atletas estrangeiros. Com isso, a disputa masculina foi dominada pelos brasileiros e o alagoano Damião Ancelmo de Souza venceu a prova com o tempo de 1h05min18s. Entre as mulheres, a vitória ficou com a queniana Angelina Mutuka, que cruzou a linha de chegada em 1h14min14s.

Clique aqui para ver a cobertura completa da disputa entre os profissionais

Meia-maratona Internacional de São Paulo
Data: 08 de março de 2009
Horário: 8h
Distância: 21 km
Clima: quente
Temperatura: 23 ºC (média)
Inscritos 8 mil
Inscrição: R$ 30,00

Pódio:
Masculino: Damião Ancelmo de Souza, 1h05min18s; Paulo Roberto Almeida, 1h05min20s; Franck Caldeira 1h05min22s.

Feminino: Angelina Mutuka (QUE), 1h14min14s; Milka Kipkeror (QUE), 1h14min22s; Sara Ramadhani (TAZ), 1h14min46s.