McQuaid acredita que crise não ameaçará o ciclismo

Atualizado em 10 de dezembro de 2008
Mais em

Por Felipe Vilasanchez

O presidente da União Internacional de Ciclismo (UCI), Pat McQuaid, afirmou que não considera que a crise mundial possa afetar o ciclismo. “Uma modalidade como o ciclismo tem muito a oferecer”, enfatizou.

O irlandês também disse que serão os organizadores das corridas que terão mais dificuldades, pois os patrocinadores querem continuar mostrando sua marca ao público.

“A economia da Rússia foi afetada pela crise, mas seu projeto de fortalecimento do ciclismo nunca passou por apuros, enquanto no caso da China continuaremos na expectativa para que a prova se instale no calendário esportivo o mais rápido possível, se não em 2009, esperamos que em 2010”, explicou McQuaid, sobre as novas provas Volta da Rússia e Volta da China.

No entanto, alguns patrocinadores saíram de cena com o fim da temporada 2008, como foi o caso do It Factory, que deixou de patrocinar a equipe dinamarquesa Saxo Bank, quando o banco declarou falência.

“A crise está bem presente, mas a situação do ProTour com as 18 equipes é correta e estável. É o mesmo número de equipes do ano passado e eu acredito que o mundo do esporte em geral, e do ciclismo em particular, sobreviverão a este período sem maiores problemas. Este esporte é um bom investimento, pois é dos melhores esportes para os patrocinadores”, defendeu McQuaid.