Martin vence na China

Atualizado em 10 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Denis Galimzyanov (Katusha) venceu a quinta e última etapa da Volta de Pequim, realizada no último domingo (9), em um percurso de 118 quilômetros entre Tian An Men Square e o Estádio Ninho de Pássaro. Tony Martin (HTC-Highroad) se manteve no pelotão principal e ratificou o título da competição chinesa. Logo no primeiro estágio, o campeão mundial de contrarrelógio obteve a vantagem de 17 segundos para David Millar (Garmin-Cervélo), segundo colocado, e não perdeu mais essa diferença.

“Este ano tem sido um ano fantástico, assim como esta semana. É muito bom conquistar uma vitória, ainda mais em uma prova inédita como esta. Temos um time muito forte, que trabalhou muito bem desde o início da disputa e tenho que agradecer muito a todos pela vitória, pois foram espetaculares”, agradeceu o campeão.

Havia muita neblina durante o curto trecho de 18 quilômetros que antecediam as 13 voltas de aproximadamente 8 quilômetros cada uma. No início do segundo percurso, a fuga principal. Pliuschin (Katusha), Lieuwe Westra (Vacansoleil) e Francesco Reda (Quick Step) lideravam a prova com aproximadamente dois minutos de vantagem para o pelotão, mas foram neutralizados na penúltima volta.

“Com certeza estou muito feliz, pois foi a minha primeira vitória no ProTour. Precisei muito do time para me trazer ao último quilômetro da prova e eles fizeram exatamente isto. Estou realmente muito feliz pela etapa, que é muito importante para mim. Estou em boas condições e fiz meu trabalho bem feito. Esta foi minha última disputa na temporada e ter vencido foi algo maravilhoso”, comemorou Galimzyanov.

Classificação:

1 Denis Galimzyanov (RUS/Katusha) 2:19:44
2 Juan José Haedo (ARG/Saxo Bank) m.t.
3 Elia Viviani (ITA/Liquigas-Cannondale) m.t.
4 Matteo Trentin (ITA/Quickstep) m.t.
5 Davide Appollonio (ITA/Sky) m.t.
6 Francesco Chicchi (ITA/Quickstep) m.t.
7 Heinrich Haussler (AUS/Garmin-Cervélo) m.t.
8 Giacomo Nizzolo (ITA/Leopard Trek) m.t.
9 Alexander Kristoff (NOR/BMC) m.t.
10 Sébastien Hinault (FRA/AG2R La Mondiale) m.t.

Classificação Geral:

1 Tony Martin (ALE/HTC-Highroad) 13h39min11s
2 David Millar (GBR/Garmin-Cervélo) a 17s
3 Christopher Froome (GBR/Sky) a 26s
4 Stephen Cummings (GBR/Sky) a 35s
5 Olivier Kaisen (BEL/Omega Pharma-Lotto) a 39s
6 Luis Leon Sanchez Gil (ESP/Rabobank) a 41s
7 Jean-Christophe Peraud (FRA/AG2R La Mondiale) a 43s
8 Andriy Grivko (UCR/Astana) m.t.
9 Dario Cataldo (ITA/Quickstep) m.t.
10 Niki Terpstra (HOL/Quickstep) a 46s