Martin Lel e Irina Mikitenko vencem WMM

Atualizado em 06 de novembro de 2008
Mais em

Depois do resultado da Maratona de Nova York, nesse domingo, 2 de outubro, foram definidos os vencedores do Circuito das Maiores Maratonas do Mundo (WMM – World Marathon Majors) na temporada 2007-2008. Martin Lel, do Quênia, e Irina Mikitenko, da Rússia, foram os vencedores, e cada um deles recebeu o prêmio US$ 500 mil.

Lel obteve conquistas importantes nos dois últimos anos, como o primeiro lugar na Maratona de Londres e na de Nova York, em 2007, além do título em Londres esse ano e do quinto lugar na Maratona de Pequim, nos Jogos Olímpicos. No total, ele fez 76 pontos.

Entre as mulheres, a disputa foi mais acirrada. Na última prova do circuito, que inclui Boston, Londres, Berlim e Chicago, a etíope Gete Wami, a queniana Catherina Ndereba e a russa Irina Mikitenko tinham chances de levar o prêmio. Wami ficou com a sexta colocação em Nova York e Ndereba na quinta. Assim, Irina e Wami somaram 65 pontos, causando o primeiro empate do WMM.

De acordo com as regras, o desempate foi feito de acordo com o desempenho de cada uma nas provas, mas o empate permaneceu. Então, os diretores escolheram Irina, que somou os mesmos pontos só que em menos provas que Wami.