Marquinhos e Ohata levam Brasileiro de Triathlon

Atualizado em 24 de abril de 2006
Mais em

POR FERNANDO MELLO

O cearense Antônio Marcos da Silva e a brasiliense Mariana Ohata venceram o Campeonato Brasileiro de Triathlon Olímpico, na manhã do sábado, em João Pessoa (PB). Depois de se recuperar de lesão de ruptura de dois ligamentos do tornozelo direito, Marquinhos conquistou o bicampeonato da prova com tempo de 1h54min07s. Já Mariana Ohata levou o hexacampeonato com 2h07min09s.

Primeira seletiva de 2006 para os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, Olimpíada de Pequim, em 2008, a prova teve a participação de 57 atletas de elite e foi marcada pelo equilíbrio. Na categoria masculina, o carioca Virgílio de Castilho chegou colado em Marquinhos, apenas seis segundos depois do campeão. O paulista Paulo Miyashiro foi o terceiro colocado, com 1h55min31s.

Até a corrida, a prova foi muito equilibrada. Na etapa final, Marquinhos e Castilho disputaram passada a passada o primeiro lugar. No final, depois de abrir e quase ser alcançado por Castilho, Marquinhos conquistou o título de bicampeão. “Estou muito feliz porque vim de um treinamento árduo, suportando dores por causa das lesões. O Virgílio é um adversário muito forte, arrisquei tudo na hora que dei o sprint e acabei acertando”, disse Marquinhos.

No feminino, Ohata foi seguida de perto por Carla Moreno, Sandra Soldan e Aglaé Menezes até a parte do ciclismo, quando conseguiu abrir vantagem. Depois, na corrida, Ohata administrou e conquistou o sexto título brasileiro. A segunda colocada ficou com a paulista Carla Moreno (2h09min03s) e a terceira com a carioca Sandra Soldan (2h10min19s). “Assim como o Brasil pode ser hexa no futebol, tive a felicidade de ser antes aqui em João Pessoa. Estou muito feliz ainda mais porque consegui superar bem uma etapa muito dura que foi a de corrida”, disse a atleta.