Marílson: mais uma vaga no Pan

Atualizado em 24 de junho de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito


Depois de garantir, na última quarta-feira, a primeira vaga brasileira nos 10 mil metros para o Pan Rio 2007, Marílson Gomes dos Santos venceu também a prova dos 5 mil metros neste domingo. Ele levou o seu segundo ouro no Troféu Brasil Caixa de Atletismo e mais uma vaga nos Jogos Pan-americanos.


Com tranqüilidade, Marílson fechou a prova em 13min43s41, seguido por Hudson Souza que, apesar da vice-liderança, não conseguiu o índice para também se classificar para o Pan. A segunda vaga nos jogos ficou para Ubiratan José dos Santos, terceiro na prova desta tarde e número dois no ranking nacional.

Marílson teve tranqüilidade na prova e ficou satisfeito com o resultado. “É um desafio difícil para mim porque quanto mais corro, mais complicado fica. Eu dei sorte porque o Hudson não está numa boa temporada, e ele seria o meu principal adversário”, comentou.

 

Além das provas de 5 mil e 10 mil metros, o líder do ranking também conseguiu índice para disputar a maratona do Pan, mas desistiu de participar de uma das mais clássicas disputas dos Jogos, abrindo, assim, uma vaga para Franck Caldeira. 


Clodoaldo Gomes da Silva, que havia garantido sua vaga para o Pan na disputa dos 10 mil metros na “carona” de Marílson, na última quarta-feira, fez somente o sétimo tempo na prova dos 5 mil metros.


Marílson e a classificação nos 10 mil metros


A prova dos 10 mil metros no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que garantiu duas vagas a brasileiros no Pan Rio 2007, aconteceu na quarta-feira, 20 de junho, em São Paulo, e classificou simultaneamente Marílson Gomes dos Santos e Clodoaldo Gomes da Silva, primeiro e segundo colocados no ranking nacional, respectivamente. 


A prova contou com surpresas, viradas e o total domínio de Marílson nos mil metros finais. Com larga vantagem, foi deixando para trás o pelotão e levou a vitória com calma no tempo de 29min08s21. A vitória atingiu as expectativas do atleta, que já planejou sua ida aos Jogos: “Até o Pan vou manter o treinamento. Estou melhorando meu tempo, conseguindo melhores resultados. Não pretendo mudar nada”.


Clodoaldo, segundo na prova e com a vaga para os Jogos garantida, falou sobre a satisfação com o resultado. “Sempre entro numa prova para vencer e nem sempre é fácil. Mas o segundo lugar representa uma vitória. Tudo o que eu queria estar no Pan”, disse.