Marketing Esportivo: uma comunicação saudável

Atualizado em 25 de agosto de 2009
Mais em

Hoje em dia, deparamo-nos com uma dificuldade absurda para encontrar algum patrocinador, será falta de projetos? Falta de altetas? Ou a falta de interesse dos empresários em nossas modalidades?

Tanto o triathlon, que há tempos não revela uma grande carga de talentos, como o ciclismo, que também tem esta dificuldade, não  conseguem se aprimorar nem se identificar aos seus novos praticantes como modalidades firmes e fortes dentro de nosso país. Em outras palavras, vivemos observando os atletas extrangeiros e alguns poucos sobreviventes brasileiros que vão ao exterior, como guerreiros atrás de um bom resultado, para voltar ao nosso país e continuar lutando para conseguir sobreviver.
Mas existem patrocinadores? Sim existem!

E os mesmos cobram dos atletas alta visibilidade, o que não estão errados, mas, o atleta que é único e por muitas vezes não possui estrutura e nem conhecimento para tal, obtém esta capacidade sozinho?

Poucas são as campanhas nas quais o atleta que possui um trabalho em conjunto com o seu patrocinador não consegue uma ótima visualização, tanto para marca como para o atleta, alavancando a modalidade.

Daí a importância de uma boa assessoria de imprenssa, que junto com o atleta busca maneiras de promoção do mesmo. Realmente a verdade é esta, além de sermos atletas, temos que ser artistas, colocando a cabeça para funcionar, procurando um modo de demonstrar retorno aos patrocínios conquistados.

Agora, conseguir patrocinador no Brasil e não ter este tipo de visão torna muito difícil a aquisição de novos apoiadores. Infelizmente, nossa cultura esportiva ainda está em formação e ainda vamos demorar para termos uma sociedade totalmente comprometida em angariar fundos para que nossos esportistas demonstrem seus verdadeiros valores.

Após estar presente nesta luta e ler muito sobre o assunto, reuni algumas dicas interessantes:

1- Escolha um esporte ou atleta em evidência ou em franca ascensão, demonstre interesse em ajudar o escolhido;
2- Cobre um bom planejamento do atleta patrocinado, com pautas a cumprir, palpite se necessário;
3- Elabore para o atleta patrocinado promoções paralelas (tarde autógrafos, brindes, etc.);
4- Coloque a sua marca de maneira bem visível, que seja um logo de fácil visualização;
5- Crie brindes que identifiquem a marca e os produtos, para que o atleta possa ter consigo para distribuir aos seus admiradores;
6- Aproveite espaços alternativos para merchandsing (placas e painéis), com a imagem do atleta patrocinado (sua marca mais saudável);
7- O atleta deve se apresentar, em qualquer divulgação, com um uniforme devidamente plotado com os logos do patrocinador;
8- Aprenda a criar fatos sobre o que se está patrocinando;
9- Tente associar seu produto ao esporte patrocinado ou a figura de linguagem que o mesmo apresenta, “Vencendo os desafios”;
10- Lembre-se de clipar o maior número de matérias possíveis.

Quando o marketing esportivo é bem aplicado, ele conquista um retorno fantástico e uma associação de imagem muito grande com o esporte e por um longo período.