Mark Allen visita São Paulo

Atualizado em 23 de abril de 2007
Mais em

Por Bruno Romano

O ex-triatleta norte-americano Mark Allen, hexacampeão do ironman de Kona, no Havaí, esteve em São Paulo no último fim de semana. A equipe do Prólogo e da Revista VO2 acompanhou a passagem de um dos maiores atletas da modalidade.

Na sexta-feira, dia 20 de abril, Mark participou de um bate-papo com os jornalistas e, mais tarde, conversou com alguns técnicos. “Considero minhas vitórias em Kona em 1989 e 1995 as mais marcantes. Uma por ser a primeira e a outra por ser a mais difícil”, revelou.

No sábado, Allen deu uma palestra de quatro horas no auditório da unidade de Indianópolis da UNIP (Universidade Paulista) para triatletas e estudantes universitários. Ele ressaltou a importância de um treino inteligente e dos preparos físico e mental. Para completar, exibiu vídeos explicativos sobre o ironman do Havaí.

Mark comentou sobre o rival Dave Scott: “Somente quando aprimorei minha técnica de treino e, principalmente, aprendi a tranqüilizar minha mente durante a prova, fui capaz de vencê-lo”. Para controlar bem a mente nas provas de ironman, Mark já passou uma semana refugiado no Alaska com índios mexicanos xamãs.

No domingo, dia 22 de abril, Mark comandou um treino de corrida na Cidade Universitária (USP). O evento foi organizado pela Limiar Assessoria Esportiva e realizado entre 9h e 11h. A prática começou com um aquecimento nas ruas próximas da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). Mark falou da técnica de corrida e de como trabalhar o corpo na subida. Para encerrar, divertiu os presentes com um descontraído alongamento.

Mark foi a Maresias, no litoral norte de São Paulo, na última quinta-feira, dia 19 de abril, para surfar. Isso porque, desde sua aposentadoria, o surfe é seu esporte preferido.

O ex-triatleta viaja hoje para Porto Alegre e retorna para São Paulo na quarta-feira, dia 25 de abril, antes de embarcar para sua casa em Santa Cruz, na Califórnia.

Acompanhe a cobertura completa da visita de Mark Allen ao Brasil na edição de maio da revista VO2.