Marilson vence Maratona de Nova York

Atualizado em 02 de novembro de 2008
Mais em

Por Fernanda Di Sciascio, de Nova York

O brasileiro Marilson Gomes dos Santos, vencedor da Maratona de Nova York em 2006, foi a grande estrela da prova nesse domingo, 2 de novembro. Isso porque ele foi o campeão dos 42 km nova-iorquinos ao realizar uma prova técnica em exatos 2h08min43s, abaixo das 2h09min58s da primeira vez. “Sabia que ia ser difícil, mas consegui. Fiz uma prova técnica e guardei forças para o final”, disse Marilson em entrevista exclusiva a O2 Por Minuto logo após a conquista. O brasileiro fez muita festa quando cruzou a linha de chegada, vibrando muito com a bandeira do país.

“Em 2006, o elemento surpresa fez a diferença. Agora, com essa vitória, pude mostrar que sou um atleta de ponta. A dica para os amadores é só uma: treine bastante que você consegue chegar lá”, falou Marilson.

Agora, Marilson segue com a esposa Juliana para as merecidas férias na Disney. “Serão cinco dias de descanso e, aí, volto ao Brasil”, revelou.

“Foi excelente. Nada melhor do que uma vitória como essa para esquecer as Olimpíadas e pensar em novas conquistas. O Marilson fez uma excelente corrida, principalmente por ter treinado bem em Campos, com uma temperatura similar a que enfrentou em Nova York. Foi uma preparação em um curto espaço de tempo, mas deu tudo certo e agora é comemorar”, disse Adauto Domingues, técnico do atleta.

O grande adversário de Marilson na Maratona de Nova York, hoje, foi o marroquino Abderrahim Goumri, porque o brasileiro liderou até a milha 16, quando foi ultrapassado por Goumri, que abriu bastante vantagem. Mas Marilson estava centrado no pelotão de elite e com a estratégia de prova em mente o tempo todo. Com isso, ele guardou energia, acelerou no final e passou Goumri na milha 26, quando faltava menos de um quilômetro da linha de chegada.

Abderrahim Goumri realmente não conseguiu manter o ritmo do brasileiro no final da prova e finalizou o percurso em 2h09min07s. No ano passado, também em Nova York, o marroquino amargou o segundo lugar (2h09min16s), atrás do queniano Martin Lel (2h09min04s). Em 2007, na Maratona de Londres, Goumri também ficou em segundo (2h07min44s), atrás de Lel, que foi três segundos mais rápido apenas (2h07min41s). Será que seu destino é sempre a segunda colocação?

Em Nova York, esse ano, Daniel Rono, do Quênia, ficou em terceiro com 2h11min22s. Paul Tergat, do Quênia, ficou em quarto com 2h13min10s, enquanto o sul-africano Hendrick Ramaala ficou com a 12ª colocação e o tempo de 2h19min11s.

Elite feminina
Entre as mulheres, a britânica Paula Radcliffe confirmou o favoritismo e garantiu o primeiro lugar na Maratona de Nova York pela terceira vez. Ao cruzar a linha de chegada com 2h23min56, ela ficou emocionada e abraçou a filha Isla.

Em segundo lugar, ficou a russa Ludmila Petrova (2h25min43s) e, na terceira colocação, a norte-americana Kara Goucher (2h25min53s).

Colaborou Carolina Botelho