Marilson Gomes dos Santos

Atualizado em 27 de junho de 2008
Mais em

Por Thays Biasetti

Nada supersticioso, esforçado e confiante. Este é Marilson Gomes dos Santos, um dos três maratonistas brasileiros que irão disputar os Jogos Olímpicos de Pequim. No próximo mês, ele segue para Sierra Nevada, na Espanha, onde vai se preparar na altitude para o desafio. Apesar de não se considerar favorito à medalha de ouro, acredita que pode fazer uma boa prova.

O2 Por Minuto – Como está a preparação para as Olimpíadas?
Marilson Gomes dos Santos –
Por enquanto, ainda estou em treinamento normal, fazendo algumas provas curtas também. Estou bem focado psicologicamente e, a partir da próxima semana, vou intensificar os treinos e fazer alguma coisa específica para os Jogos Olímpicos. Devo fazer bastante treinamento de rodagem, aumentar o volume, e também tiros para aumentar a velocidade. Estou confiante.

O2 Por Minuto – Quando você começa o treinamento em altitude?
Marilson –
Devo ir à Espanha em julho. Ainda não tenho uma data definida, porque estamos esperando a liberação do visto. Devo ficar um mês em Sierra Nevada para treinar bem a altitude. O local onde vamos ficar está a 1.800m do nível do mar.

O2 Por Minuto – A prova do Troféu Brasil dos 10.000 metros serviu como treinamento?
Marilson –
A prova de hoje foi tranqüila. Só estive aqui para sentir o clima, quem está bem e usar um pouco como treinamento para a maratona nos jogos Olímpicos. Faz parte da preparação.

O2 Por Minuto – Você tem índice para correr a prova de 10.000 metros em Pequim também. Já decidiu se vai participar da competição?
Marilson –
Ainda não decidi. Meu principal objetivo é a maratona. Estou focado nela, treinando para ela. Vou correr os 10.000 metros se sentir que tenho condições. Não quero participar da prova se perceber que pode atrapalhar meu principal objetivo que é a maratona. Mas talvez os 10.000 metros sirvam para quebrar um pouco o nervosismo de estréia nas Olimpíadas.

O2 Por Minuto – As Olimpíadas da China vão começar no dia 6 de agosto, dia do seu aniversário. Você considera como um sinal?
Marilson –
Não sabia disso, fiquei sabendo agora. Mas não sou supersticioso e não considero um sinal. Também não tenho amuletos e superstições antes da prova e coisas assim. Apenas rezo para Deus me ajudar a fazer uma boa prova.

O2 Por Minuto – Você imaginou, um dia, que seria o principal maratonista do Brasil?
Marilson –
Não. Quando comecei a treinar, apenas queria melhorar. Não imaginei, naquela época, chegar onde estou, fazer parte de uma Olimpíada. Estou muito feliz por ter conquistado tudo isso.

O2 Por Minuto – Você se considera favorito entre os brasileiros para os Jogos Olímpicos?
Marilson –
Não me considero favorito, não. Temos atletas muito bons. A maratona vai ser muito difícil na China, com muitas adversidades. Qualquer um de nós pode ir muito bem ou muito mal, vai depender das condições, do dia, do treinamento, de tudo. Espero que consigamos um bom resultado.

O2 Por Minuto – O que você vai fazer se ganhar?
Marilson –
Ainda não pensei nisso. Por enquanto, só estou pensando em correr. Estou me focando nos treinos e na maratona. Se eu ganhar, é que vou decidir o que fazer.