Marílson dos Santos é campeão da São Silvestre

Atualizado em 31 de dezembro de 2010
Mais em

A queniana Alice Jemeli Timbilili e o brasileiro Marílson Gomes dos Santos são os campeões da 86ª edição da São Silvestre, com vitórias relativamente tranquilas para os dois atletas.

A prova este ano foi disputada com 48% de umidade relativa do ar e temperatura média de 24º, condições climáticas consideradas boas para o desempenho dos corredores.

Cerca de 21 mil atletas participaram da prova este ano, sendo 81,94% deles atletas masculinos. Os corredores paulistas representaram cerca de 75% do número total de inscritos. 

Além do título de bicampeã – a atleta venceu também em 2007 – Alice Jemeli Timbilili bateu o recorde da prova feminina, cruzando a linha de chegada com o tempo de 50min19s. O recorde feminino era de 1993 e pertencia a queniana Hellen Kimayo, que fez naquele ano o tempo de 50min26s e, desde então, ninguém havia conseguido bater esta marca, agora superado pela conterrânea Alice Timbilili.

Em ótima fora, Alice Jemeli Timbilili teve uma vitória tranquila na prova, passando a maior parte da corrida sem ter sua liderança ameaçada. Aos 30 anos, a atleta conseguiu abrir uma boa vantagem para a segunda colocada, Simone Alves da Silva, já na metade da prova.

Simone manteve-se na segunda colocação grande parte da prova também, cruzando a linha de chegada para ser a vice-campeã 2010, apesar de acelerar no final e ficar bem próxima da campeã, dando esperança para a torcida de uma possível vitória brasileira entre as mulheres. O pódio feminino ainda teve a brasileira Cruz Nonata da Silva na quarta colocação.

Marílson garante a festa brasileira – Se na disputa feminina não deu para Simone, na elite masculina, Marílson Gomes dos Santos comprovou o grande favoritismo e também teve uma vitória tranquila, entrando na avenida Paulista sozinho, para cruzar a linha de chegada sem ser ameaçado, depois de 44min07s de prova, tornando-se tricampeão da São Silvestre e o brasileiro com mais vitórias na prova até hoje.

Na subida da avenida Brigadeiro Luis Antônio, enquanto já se apostava na vitória garantida de Marílson, a expectativa ficou por conta da possível quebra de recorde também no masculino, que desde de 1995 pertence ao lendário queniano Paul Tergat, com o tempo de 43min12s.

A prova na elite masculina começou com o marroquinho Mohamed El Hashimi e o brasileiro Israel dos Anjos na frente com um ritmo muito forte, mas que não conseguiram manter por muito tempo. Marílson Gomes dos Santos encostou no marroquinho e assumiu a liderança na altura do km 7 e daí disparou para a vitória. O vice-campeão da prova foi o queniano Barnabas Kosgei, seguido pelo queniano James Kwambai. O brasileiro Giovani dos Santos ficou com a quarta colocação e o queniano Emmanuel Bett completou o pódio masculino.

São Silvestre 2010 – A prova com percurso de 15 km teve início este ano às 14h45 com os cadeirantes e às 14h50 para atletas portadores de outras deficiêns. Às 16h30 foi dada a largada para a prova feminina, e a elite masculina e demais categorias iniciaram a disputa às 16h45, novamente com largada e chegada na avenida Paulista.   

Este ano, os participantes correram pela primeira vez com um chip descartável, que foi entregue no kit do atleta, junto com a medalha de participação, o que gerou reclamação e polêmica por parte de muitos corredores. De acordo com a organização do evento, a medida foi adotada para facilitar a dispersão dos corredores na hora da chegada.

A estrutura da prova contou com 3 mil políciais e agentes de trânsito, 20 ambulâncias, 250 profissionais da saúde, 20 caminhões estacionados na rua São Carlos do Pinhal para funcionar como guarda-volume, distribuição de 450 mil copos de água e 21 mil

garrafas de isotônicos e barras de cereais.

Resultado Feminino
1- Alice Timbilili (QUE), 50min19s
2- Simone Alves (BRA), 50min25s
3- Eunice Jepkirui Kirwa (QUE), 51min42s
4- Cruz Nonata da Silva (BRA), 51min51s
5- Diana Judith Landi Andrade (COL), 52min36s

Resultado Masculino
1- Marilson Gomes dos Santos (BRA), 44min07s
2- Barnabas Kiplagat Kosgei (QUE), 44min49s
3- James Kipsano Kwambai (QUE), 45min15s
4- Giovani dos Santos (BRA), 45min34s
5- Emmanuel Kipkemei Bett (QUE), 45min41s

Campeões da São Silvestre na década
2000 – Paul Tergat (QUE) / Lydia Cheromey (QUE)
2001 – Tesfaye Jifar (ETI) / Maria Zeferina Baldaia – Brasil
2002 – Robert Cheruiyot (QUE) / Marizete Resende – Brasil
2003 – Marilson Gomes dos Santos – Brasil / Margareth Okayo (QUE)
2004 – Roberto CheruyIot (QUE) / Lydia Cheromei (QUE)
2005 – Marilson Gomes dos Santos – Brasil / Jevtic Olivera (Sérvia)
2006 – Franck Caldeira / Lucélia Peres – Brasil
2007 – Robert Cheruiyot (QUE) / Alice Timbilili (QUE)
2008 – James Kwambai (QUE) / Yime Wude Ayalew (ETI)
2009 – James Kwambai (QUE) / Pasalia Chepkorir (QUE)
2010 – Marílson Gomes dos Santos – Brasil / Alice Timbilili (QUE)

Melhores tempos

Masculino – 43min12s – Paul Tergat (QUE), em 1995
Feminino – 50min19s – Alice Jemeli Timbilili (QUE) em 2010