Marcus Fernandes vence no Troféu Brasil

Atualizado em 22 de março de 2009
Mais em

A primeira etapa do Troféu Brasil de Triathlon, realizada na manhã deste domingo, na Praia do Gonzaga, em Santos, teve como campeões Carla Moreno, seis vezes vencedora do circuito, venceu de ponta a ponta no feminino, completando os 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida com o tempo de 2h02min56seg, enquanto Marcus Fernandes superou os favoritos e cruzou a linha de chegada em primeiro, com 1h50min20seg. A equipe do ativo.com acompanhou o evento e registrou as imagens dos triatletas, que já estão disponíveis on-line.

Em sua 19ª edição, o Troféu Brasil de Triathlon reuniu em sua prova de abertura mais de 900 atletas de 22 estados e o Distrito Federal. Com céu aberto e temperatura elevada, os competidores deram mais uma demonstração de garra e técnica, para alegria do grande público que acompanhou o evento durante as três modalidades. “Foi um grande começo, com os atletas brigando pela vitória até o final”, explicou Núbio de Almeida, diretor geral do evento.

A triatleta olímpica Carla Moreno, natural de São Carlos, mas radicada em Santos, não deu chance às adversárias. Ela, que se prepara para fazer o Ironman Brasil, em maio, em Florianópolis, saiu da natação na primeira colocação e só fez aumentar a diferença no ciclismo e na corrida, cruzando a linha de chegada com quase cinco minutos de vantagem para a segunda colocada, a campineira Vanessa Gianinni.

Apesar da vitória até certo ponto tranqüila, Carla destacou que quase ficou de fora da prova. “Tive uma infecção estomacal que me deixou em casa por cinco dias. Pensei em desistir da etapa, mas meu técnico e meu médico me convenceram a correr. Além disso, fiz questão de estar em uma prova que eu gosto muito e que é importante para meus patrocinadores e fãs”, afirmou. “Felizmente me senti muito bem e pude fazer uma boa prova e isso mostra que treinar para o Ironman é muito bom. Estes pontos obtidos nesta etapa, com peso 1,25, serão muito importantes para o campeonato”, encerrou.

Se Carla teve pouco trabalho, Marcus Vinícius precisou lutar até o final para conseguir sua primeira vitória no evento. Ele completou na natação em segundo, atrás de Paulo Henrique Miyashiro, mas assumiu a ponta ainda na primeira volta do ciclismo (foram duas de 20 km). No final da corrida, faltando cerca de 500 metros para a chegada, Shiro passou a frente, mas Marcus aumentou o ritmo e venceu com poucos metros da faixa, ficando com o primeiro título do Troféu em dois anos como profissional.

“Fiz uma preparação específica para esta primeira etapa. Foram dois meses trancados em uma fazenda em São Carlos para vir aqui e vencer. Essa conquista é fruto desta dedicação”, declarou Marcus, de 22 anos, quatro deles dedicados ao triathlon. “Minha meta é fazer todo o circuito e me preparar para os Jogos Olímpicos. Não estava esperando resultado assim tão cedo, mas já que veio é muito bom”, finalizou o triatleta, que disputará no dia 5 de abril o Brasileiro de Distâncias Olímpicas.

Shiro, que integra a equipe olímpica nacional, lamentou ter deixado escapar nos último metros. “Foi uma disputa dura e no final, quando consegui passar o Marcus acabei não conseguindo impedir a reação dele. Mas é apenas a primeira etapa e vamos batalhar para vencer a próxima prova”, declarou. Já Fábio Carvalho, atual campeão do Troféu Brasil, terminou em terceiro lugar. “Não estive bem hoje. Estou gripado e isso impediu que eu fosse melhor em cada uma das modalidades. Mas estamos apenas no começo e tem muita coisa pela frente”, destacou o atleta.

A segunda etapa do circuito será no dia 26 de abril, na Raia Olímpica da USP, em São Paulo, e as vagas já podem ser garantidas on-line aqui no ativo.com.

Resultados
Feminino
1- Carla Moreno, 2h02min56s
2- Vanessa Gianinni, 2h07min17s
3- Fernanda Garcia, 2h09min48s
4- Carolina Pereira, 2h10min34s
5- Gisele Bertucci, 2h13min52s

Masculino
1- Marcus Fernandes, 1h50min20s
2- Paulo Henrique Miyashiro, 1h50min21s
3- Fábio Carvalho, 1h53min19s
4- Igor Amorelli, 1h53min37s
5- Frederico Monteiro, 1h54min07s