Maratona de revezamento no Ibirapuera

Atualizado em 24 de setembro de 2007
Mais em

Maratona de Revezamento reúne 25 mil pessoas em manhã com disputa acirrada pela vitória

 

Por Juliana Saporito

Foto Alexandre Cappi/ BrStock

 

A 15ª edição da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar foi realizada na manhã deste domingo, 23 de setembro, na região do Parque do Ibirapuera. Sol, estrutura bem-organizada, amadores animados e atletas profissionais do atletismo nacional marcaram a competição.

 

Segundo dados da organização, 25 mil pessoas participaram. Esses números revelam como a prática de corrida cresceu no Brasil e principalmente em São Paulo. Basta dizer que há 15 anos a primeira edição da prova reuniu mil participantes e atualmente é a maior – em estrutura e quantidade de inscritos – da América Latina.

 

Os 42 km foram disputados por equipes de duas, quatro e oito pessoas. Na primeira categoria, as distâncias eram de 21 km para cada participante. Nas subseqüentes, eram de 10 km para cada corredor nas equipes quádruplas e de 5 km nos times com oito corredores. Para evitar confusão, o número de peito individual trazia a posição que cada um deveria respeitar durante a prova e a qual posto de revezamento deveria se dirigir para dar lugar ao companheiro de equipe. Apesar do grande número de pessoas, tanto a troca quanto o trajeto transcorreram sem problemas.

 

O advogado André Rossi, de 29 anos, defendeu o escritório Souza-Schneider e Pugliese. Primeiro de sua equipe na distância de 5 km, aprovou o roteiro e gostou de seu desempenho. “Corri a prova pela primeira vez e achei o percurso tranqüilo, apesar de o espaço ter ficado apertado para tanta gente, no começo da disputa. Como corro por hobby, gostei bastante da prova”, contou.

 

A inglesa Heayliy Robinson, que mora no Brasil há dois anos e trabalha como professora infantil, trocou a ansiedade do início pela sensação de dever cumprido ao final dos 10 km. “Já corria na Inglaterra, mas passei a treinar a sério quando vim para São Paulo. Sempre disputo 10 km e aceitei o desafio de correr uma meia-maratona pela superação e também para me divertir”, disse. Ela, correu 21 km em companhia de uma amiga.

 

Briga de gente grande

A corrida foi marcada do começo ao fim pela disputa entre as equipes do Pão de Açúcar/ BMF, representada por atletas como Marilson Gomes dos Santos e Vanderlei Cordeiro de Lima, e pela do Cruzeiro, liderada por Franck Caldeira. Na pista, Marílson abriu a prova para a primeira equipe e disparou e deixou os concorrentes para trás, deixando seu time em boa vantagem, até o terceiro participante. Coube a Franck Caldeira tirar a vantagem de 45 segundos do Pão de Açúcar e abrir caminho para a vitória de sua equipe.

 

“A felicidade de vencer é muito grande, principalmente para nosso técnico, Alexandre Minardi. Ele esperava por esse título desde o ano passado e estou feliz por fazer parte dele”, contou Caldeira. Humilde e consciente do trabalho de equipe, o campeão finalizou: “A vitória de hoje é um sonho realizado. Fiz a minha parte e cumpri o meu papel como deveria”.

 

Com tempo de 2h06min36s, foi a terceira vez que o Cruzeiro levou o título da maratona de revezamento, razão para muita festa. No feminino, a equipe Pão de Açúcar/BMF conquistou a vitória com o encerramento de Gisiane Mandelli, em 2h35min40s. Juliana Paula Gomes dos Santos, esposa de Marílson, fez parte da equipe campeã.

:: Serviço
15ª Maratona de Revezamento Pão de Açúcar

Data: 23 de setembro

Horário: 7h00

Local de largada: em frente ao Obelisco do Parque do Ibirapuera

Distância: 42 km

Clima: sol

Temperatura: 21ºC (8h) a 31ºC (12h)

Umidade: 78% (8h) a 19% (12h)
Postos de hidratação: 28, um a cada 1,5 km