Maratona de Madri

Atualizado em 27 de abril de 2008
Mais em

Foto: Pedro Cury

O espanhol Chema Martinez venceu a 31ª edição da Maratona de Madri, a primeira de sua vida e a primeira de um nativo na capital espanhola nos últimos sete anos. Chema concluiu o percurso em 2h12min42s, sendo o quarto melhor no ranking da história da prova. Desde 2001, quando José Ramón Rey venceu a prova, houve uma sucessão de quenianos no pódio.

“Ganhar minha primeira maratona na minha cidade me deixou muito alegre. Afinal, aos 36 anos, já estava na hora. Desde o começo, o povo estava louco para que eu ganhasse. Senti que seria difícil, pois havia 14 africanos. Isso me dá gás para os Jogos de Pequim”, disse Martinez.

Entre as mulheres, a tradição queniana continuou. Rael Kiyara Kguriatukei, que tinha o recorde pessoal de 2h33min27, precisou de mais três minutos para finalizar os 42 km de Madri, fechando o percurso em 2h36min15s, vencendo a favorita, a etíope Derartu Tulu (2h36min31s).

O clima em Madri estava ameno para os cerca de 13 mil corredores que largaram às 9h depois do tiro de largada dado pelo prefeito Alberto Ruiz-Gallardón. A temperatura ficou na casa dos 25 graus, mas o céu ficou nublado e a brisa refrescou o ambiente.