Maratona de Madison

Atualizado em 26 de maio de 2008
Mais em

Por Ronaldo Ribeiro
Fotos Elizabeth Barth

Nada a ver com Nova York, Chicago ou Boston. Ao contrário dos três grandes eventos americanos de corrida, na maratona da cidade universitária de Madison, no meio-oeste dos Estados Unidos, só correram amadores. A ausência de profissionais e a temperatura média de 14ºC contribuíram para a descontração da prova e para o caráter de festa que a maratona tem tido ao longo dos anos. “Uma corrida amiga”, definiu o bicampeão da prova Ricky Reusser, 23, que completou o percurso em 2h31min42s. Entre as mulheres a vencedora foi Aimee Kurian, 29, com o tempo de 3h09min08s.

Vendo estrelas
Ricky Reusser é também doutor em Engenharia Espacial e pesquisador da Universidade de Michigan. O campeão da maratona não poupou elogios à corrida. “Continuarei voltando a essa prova, porque aqui não sinto a pressão de correr no meu limite. Somos nós, os amadores, as estrelas aqui. E nessas condições faço tanto esforço que vejo estrelas enquanto corro”, brincou Ricky.

Família de corredores
A pedagoga e vencedora, Aimee Kurian, contou com duas pessoas para se inspirar nos momentos difíceis da corrida. “É ótimo ter um parceiro que também é corredor. Nossa filha de um ano e meio, nem anda ainda, mas já está querendo correr”, comentou. O marido Joe Kurian, 31, administrador de empresas e quarto colocado da prova, segurava a filha enquanto a mulher cruzava a linha de chegada. “Correr é um estilo de vida. E correr em Madison é mais do que uma competição, é um grande prazer”, disse.

Distância inimiga
Muita gente passou mal durante a maratona. Os postos de atendimento médico estavam lotados, e a seção de massagem pós-prova foi muito mais disputada do que a de comida e bebida. “Não sabia que era tão difícil. Por ser a primeira vez que corri esta distância, senti muitas dores na barriga e parei várias vezes”, disse Mary Ann, 21, estudante de economia.

Repórter corredor: minha distância amiga
Eu, Ronaldo Ribeiro, soou brasileiro e moro aqui em Madison. A corrida longe de tudo e de todos que estão no Brasil, enquanto estudo meu doutorado em literatura, é sempre uma forma de vencer a saudade e a distância. Enquanto corro, fico perto de mim, das minhas sensações e das dos outros corredores. No ano passado, meu irmão completou a prova em terceiro lugar. Neste ano fui eu, que usando a distância dele como estímulo, como uma amiga e como vínculo entre ele e eu, terminei a maratona com o tempo de 2h48min33s, o melhor de minha vida, ficando em 10º lugar geral.

:: Serviço
Maratona de Madison

Data: 12 de abril de 2008
Horário da largada: 7h15
Distância: 42 km
Clima: nublado, ensolarado, ameno
Temperatura: 14ºC (média)
Umidade: 68% (média)
Valor da inscrição: US$ 85
Site: http://www.madisonfestivals.com/marathon/index.html
Resultados
Masculino

1º – Ricky Reusser – 2h31min42s
2º – Eric Pilling – 2h34min33s
3º – Brian Goodwin – 2h39min05s

Feminino
1ª – Aimee Kurian – 3h09min08s
2ª – Holly Fearing – 3h12min54s
3ª – Liz Schwandt – 3h15min46s