Maratona de Chicago

Atualizado em 06 de outubro de 2011
Mais em

A Maratona de Chicago é a principal prova do próximo domingo, 9 de outubro. E o evento, que neste ano chega à sua 34ª edição, tem como principal destaque o queniano Moses Mosop, segundo colocado na Maratona de Boston, em abril, com 2h03min06s – marca não homologada pela IAAF (Federação Internacional de Atletismo) por conta do percurso da prova. Mosop, de 26 anos, é ainda recordista mundial dos 25 mil metros (1h12min25s) e dos 30 mil metros (1h26min47s) e busca sua primeira vitória em uma prova de 42 km, já que fez em Boston sua estreia (e que estreia!) em maratonas.

Um dos principais rivais do queniano será o norte-americano Ryan Hall que, também em Boston neste ano, fez sua melhor marca na distância: 2h04min58s. Hall, aliás, também busca sua primeira vitória em maratonas, já que sua melhor posição em uma prova do tipo foram as terceiras colocações em Boston e Nova York (2009). Outros destaques ficam por conta do queniano Evans Cheruiyot, campeão da prova em 2008, e do etíope Bazu Worku, de apenas 21 anos e cujo melhor tempo nos 42 km é de 2h05min25s.

Marilson!
O melhor tempo de Marilson Gomes dos Santos em maratonas, de 2h06min34s feitos em Londres neste ano, talvez não o credencie como favorito – vale lembrar que ele também não era o favorito na sua primeira vitória na Maratona de Nova York, em 2006. Até por isso, as principais metas do brasiliense na corrida são a conquista de uma vaga para a maratona Olímpica em Londres, 2012, e a melhora de sua marca pessoal nos 42 km.

A estratégia do atleta na prova, segundo seu técnico Adauto Domingues, será correr os primeiros 21 km da corrida junto com o pelotão principal. Caso perceba que o ritmo está muito forte e a possibilidade de quebra seja iminente, Marilson diminuirá o ritmo e tentará apenas garantir vaga no field olímpico. Vale lembrar que, depois de Chicago, Marilson embarca para Guadalajara, no México, onde disputará os 10 mil metros dos Jogos Pan-Americanos.