Maratona de Berlim

Atualizado em 16 de setembro de 2011
Mais em

O etíope Haile Gebrselassie não terá vida fácil na tradicional Maratona de Berlim, que será disputada no dia 25 de setembro. Campeão da prova quatro vezes, o fundista, que conquistou seus dois recordes mundiais – 2h04min26s, em 2007, e 2h03min59s, em 2008 – na capital alemã, terá que superar neste ano o queniano Patrick Makau.

“Eu tenho certeza que correrei rápido em Berlim”, disse Makau, que falou também sobre a disputa com Haile. “Mas eu tentarei me concentrar apenas em minha corrida. Se nós ainda estivermos juntos no final o homem mais forte deve vencer”, completou o atleta, campeão da prova no ano passado, com 2h05min08s e cujo melhor tempo nos 42 km é de 2h04min48s, em Roterdã.

Além de Haile e Makau, outra estrela da prova estará na elite feminina: a britânica Paula Radcliffe, recordista mundial da maratona com 2h15min25s. Com 37 anos, a atleta não disputa uma prova na distância desde 2009, por conta das seguidas lesões, e pretende em Berlim conquistar vaga para a maratona olímpica de Londres 2012.

“Este ano foi o mais difícil de todos para mim. Se não tivesse Londres, eu teria desistido de correr. Ficar lesionada é sempre difícil. Estaria mentindo se disse que não pensava em desistir”, disse. “Pensei nisso por algumas semanas, mas depois decidi que queria tentar de novo”, completou a atleta, que em março participou de uma corrida de 10km em Londres em ficou na terceira colocação.