Maratona Clássica de Atenas

Atualizado em 10 de novembro de 2008
Mais em

Por Carolina Botelho

A Maratona Clássica de Atenas foi realizada nesse domingo, 9 de novembro, na capital grega, e o campeão no masculino foi definido no fotochart, pois o queniano Nicholas Paul Lekuraa, 25, cruzou a linha de chegada exatamente no mesmo tempo de seu compatriota Julius Seurei Kiprotich. No entanto, Lekuraa foi considerado vencedor por poucos milímetros. O terceiro e o quarto lugares ficaram com Paul Kogo e Kalya Samwel, com 2h12min49s e 2h16min10s, respectivamente.

Além da Maratona Clássica, de 42.195 metros, foram disputadas as provas de 5 km e 10 km e a marcha dinâmica, que começou duas horas antes da competição principal. No total, cerca de 10 mil corredores participaram do evento.

A largada foi realizada na cidade de Maratona e a chegada foi no Estádio Panathinaiko de Atenas, onde foram disputados os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896.

2º Simpósio de Maratonas
“Adicionar valor à sua maratona” foi o tema do 2º Simpósio da Associação Internacional das Maratonas de Rua (AIMS), realizado no sábado, 8 de novembro, um dia antes da 26ª Maratona Clássica de Atenas.

Um grande número de diretores de corridas de várias partes do mundo participou do simpósio. O evento, organizado por Horst Milde e Kostas Panagopoulos, membros da equipe executiva da AIMS de Berlim, também teve o apoio de Spiridon Zagaris, prefeito da cidade de Maratona, da Federação de Atletismo da Grécia (SEGAS) e da Federação de Atletismo da Associação Internacional (IAAF).

“Este segundo simpósio foi um sucesso ainda maior do que o primeiro, realizado no ano passado. A organização não poderia ter escolhido lugar melhor do que a cidade de Maratona, já que há tanta história aqui e foram realizados outros eventos que simbolizaram exatamente isso”, disse Horst Milde.

História e futuro
A Maratona Clássica de Atenas remete à Maratona Olímpica de Atenas, realizada em 1896 uma homenagem ao soldado grego Pheidippides, que percorreu a distância de 42.195 metros no ano 490 a.C. para anunciar aos atenienses a vitória sobre dos gregos sobre os persas, e cair morto de cansaço logo após contar a novidade.

Na Maratona Clássica de Atenas desse ano, ocorreu caso semelhante, pois um grego de 60 anos desmaiou dois quilômetros antes do final. Ele foi internado, mas não sobreviveu.

Em dois anos será uma data significante para a história da maratona. “Estamos nos aproximando do ano 2010, que será uma data especial da história da maratona, pois já terá passado 2.500 anos do caso de Pheidipidis”, afirmou Hiroaki Chosa, presidente da AIMS do Japão.

Horst Milde também enfatiza a importância do local do simpósio: “A Maratona de Atenas é única por causa da sua história. Em 2010, vários corredores ficarão motivados a correr, porque será o evento do século”.