Mantendo-se firme no Triathlon mesmo no inverno

Atualizado em 25 de julho de 2016
Mais em

O inverno está aí nos deixando gelados e com muita dificuldade para sair da cama logo cedo para encarar mais uma sessão de treinos. Este texto direciona-se ao atleta “amador”, diferentemente daquele profissional que normalmente viaja para uma região mais quente e propícia aos seus treinos.

Vou me ater às três modalidades individualmente, dando aqui algumas sugestões para que possa cumprir sua planilha elaborada por seu treinador (formado e devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física o CREF).

NATAÇÃO

Ao meu ver, nesta época o esporte mais difícil, seja em piscina coberta ou descoberta, é lógico que em piscina sem sistema de aquecimento, humm…

Mas vamos lá, seus objetivos estão aí, então temos que manter o foco. Para você que têm a piscina coberta e aquecida, deixe de preguiça, leve seu roupão a toalha.

Para você que têm piscina aquecida, porém descoberta, vale aqui deixar suas roupas em um vestiário, indo para a área da piscina com roupão, toalha e chinelos, deixando-os o mais próximo de sua saída da piscina, mas não se esqueça que após um banho quente não é conveniente sair com os cabelos molhados tomando a famosa friagem, aquela que preoucupava tanto nossas avós.

Para você que não possui nada disso, sua piscina está parecendo mais um cubo de gelo e você está parecendo um pinguim, vale aí usar sua wetsuit, lembrando que existem toucas de neoprene, além de botinhas do mesmo material. Ao meu ver você pode deixar o treino na água 1 vez por semana, dê preferência ao dia mais quente, e os outros treinos você poderá faze-lo fora da água, tendo como auxílio borrachas de silicone e exercícios funcionais específicos, mas lembre-se que a sensibilidade desenvolvida na água é extremamente importante, portanto se estiver mais quente entre na água mais vezes.

CICLISMO

Aqui as coisas ficam mais fáceis, pois hoje em dia existem roupas apropriadas ao mais rigoroso inverno, porém, você pode adaptar seus treinos ao “rolo” ou mesmo àquela aula mais quente da academia, bike spinning ou bike indoor, como desejar.

Digo sempre aos meus alunos, faça uma bom treino de rolo ou então adapte seu treino à aula da academia, conversando antes com o professor da mesma. Lembre-se que nestas duas modalidades a sudorese é muito maior, portanto a hidratação é muito importante.

Para aqueles que não gostam de treinos indoor, o melhor mesmo é continuar seus treinos nos mesmos locais, mas não se esqueçam que muitas vezes a neblina está presente, tornando seu treino extremamente perigoso. Se necessitar utilizar muitos agasalhos você ficará com a visão e movimentos prejudicados, proteja suas extremidades, que o resto é mais fácil, mas não deixe de medir as consequências de um treino perigoso, não vale a pena arriscar!

CORRIDA

Está ficando cada vez mais fácil treinar neste inverno; a corrida é a mais fácil das 3 modalidades, já que com um bom aquecimento você poderá treinar normalmente, deixando apenas uma muda de camiseta e agasalho secos para sua troca após o treino.

Aqui apenas um par de luvas, um tapa orelha e se necessário uma leg para os mais friorentos, se faz necessário! Mas se você realmente for muito, mas muito friorento, ou se a neblina se faz presente, deixando seu treino perigoso, a maioria das academias hoje possui esteiras muito boas, verifique apenas a inclinação de início, além de não se esquecer da hidratação.

Não se esqueça também de desligar a esteira quando for ao bebedouro ou ao banheiro, já vi muitos acidentes com pessoas que não viram a esteira funcionando e acabaram se machucando.

Espero ter ajudado e encorajado a treinar!

Bons treinos!

Grande abraço!

Você tem dúvida sobre seus treinos de Triathlon, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Alexandre Giglioli poderá respondê-la!