Mandala completa

Atualizado em 21 de dezembro de 2008
Mais em

Por Gustavo Ferro
Fotos Alexandre Cappi

A cidade de São Paulo foi sede da última etapa do Circuito das Estações Adidas 2008, neste domingo, 21 de dezembro, e encerrou o calendário de uma das mais tradicionais provas de 10 km do Brasil. A Corrida de Verão teve a participação de 6 mil corredores que largaram às 8 horas em frente ao Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na Zona Oeste da capital.

Devidamente uniformizados com a camiseta amarela, cor que representa a Corrida de Verão, os atletas seguiram pela Avenida Pacaembu em direção ao Elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, e retornaram no sentido contrário de volta ao estádio.

A possibilidade de comparar o desempenho no mesmo percurso é um dos pontos mais fortes da prova e faz com que a maioria dos corredores busque uma melhor performance ao longo das edições do Circuito.

“Consegui baixar o meu tempo em todas as quatro provas. É sinal de que estou no caminho certo”, conclui Jorgeane Martins, 33, do lar, que fez o tempo de 48min01s. “Só tenho uma reclamação a fazer. Acho que deveria ter premiação por faixa etária”, diz Jorgeane, projetando ainda melhores marcas.

“É muito gratificante disputar uma prova bem organizada como essa. Vale a pena madrugar no domingo para estar aqui”, diz Paulo André Cezar, 38, supervisor de segurança, que completou o percurso em 52min20s, e participou das quatro provas do Circuito.

“A corrida é uma excelente opção para a prática do esporte saudável. Completei o Circuito em São Paulo e meu objetivo agora é concluir o Circuito no Rio de Janeiro”, afirma Sérgio Ruggeri, 52, promotor de vendas, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 52min05s.

Loucos pela corrida
Vestido de Papai Noel, o eletricista Raimundo Bernardo de França, 41, concluiu a prova em 42min25s. “Corri com a roupa do bom velhinho para homenagear todas as crianças do Brasil. Que o espírito natalino cubra a criançada com muita saúde e paz”, deseja Raimundo. “Valeu a pena o sacrifício de correr com esta roupa quente”, completa Raimundo.

A publicitária Cláudia Linhares, 42, considera-se uma viciada por corrida de rua. Ela assistiu ao show da cantora Madonna, ontem à noite no Estádio do Morumbi, foi dormir quase às 2h (da madrugada) e já estava aqui cedinho para correr a última prova do Circuito das Estações. “Fiz os 10 km em 51min13s. Até que não está ruim para quem dormiu pouco e disputou a prova Sargento Gonzaguinha, na semana passada”, brinca Cláudia. “A idéia agora e não exagerar muito até a corrida de São Silvestre no próximo dia 31 de dezembro”, completa.

Tratamento diferenciado
Os atletas também puderam aproveitar os serviços disponibilizados pelos patrocinadores da prova.

Com a mandala completa pendurada no peito, o advogado Mauricio de Oliveira, 42, recebeu um tratamento vip na tenda da Adidas Code, grupo de corrida criado pela marca com programa de fidelidade e serviços exclusivos, como teste de pisada, hidratação e relaxamento com eletrodos. “Já é o segundo ano que eu completo a mandala e além de disputar a prova por si só, adoro essa interação entre corredores e marca”, afirma Mauricio que completou a prova em 58min17s.

A publicitária Adriana Bueno, 23, já na metade da prova começa a pensar na massagem relaxante oferecida no espaço Biofenac. “Tem coisa melhor do que uma massagem caprichada depois de uma corrida desgastante? Depois de 1h06min47s correndo eu mereço!”, brinca Adriana.

No espaço da Honda é possível tirar fotos em painéis com paisagens de corrida e levá-las como recordação da prova. “Me sinto até como um corredor profissional nessas fotos”, diz Renato Fischer, administrador, 33.

Os vencedores
Valkiria Sanches Prieto foi mais rápida entre as mulheres com o tempo de 35min57s. A atleta conseguiu um feito ainda maior, bater o recorde da competição nos 10 km.

“Estou muito feliz com o que fiz hoje aqui. Foi a minha primeira prova no Circuito das Estações e já conseguir a vitória na estréia e ainda bater o recorde é sensacional”, comemora Valkiria.

Elisabeth Esteves com o tempo de 38min17s e Vivian de Oliveira com 41min07s também subiram ao pódio com os segundo e terceiro lugares respectivamente.

No masculino a vitória ficou com José Rodrigues dos Santos que cruzou a linha de chegada com o tempo de 30min44s. “Foi ótimo vencer esta prova. Realizei o meu objetivo que era de estar no pódio em todas as corridas do Circuito”, afirma José Rodrigues.

Rafael Santos de Novaes que concluiu os 10 km em 31min16s e Márcio Souza com 31min50s completaram o pódio na premiação.

:: Circuito das Estações – Verão – São Paulo
Data: 21 de dezembro de 2008
Horário: 8h
Distância: 10 km
Clima: Quente
Temperatura: 23ºC (média)
Umidade: 73% (média)
Participantes: 6 mil
Inscrição: R$ 60 e R$ 50 (Assinantes O2)
Premiação: Troféus aos três primeiros colocados (masculino e feminino), mais brindes em produtos

Pódio
10 km
Masculino

1º José Rodrigues dos Santos – 30min44s
2º Rafael Santos de Novaes – 31min16s
3º Márcio Souza – 31min50s

Feminino
1ª Valkiria Sanches Prieto – 35min57s
2ª Elisabeth Esteves – 38min17s
3ª Vivian Oliveira – 41min07s