Malhe com o Power Plate

Atualizado em 03 de agosto de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

A musculação é parte integrante do treinamento de praticamente todas as modalidades esportivas, por garantir ganho de massa, de força e ainda colaborar com a manutenção das boas condições físicas. Para potencializar ainda mais os ganhos obtidos com essa atividade, o Power Plate chega conquista cada vez mais adeptos nas academias.

O aparelho, criado na Holanda, chegou ao Brasil e foi engolido pelas clínicas de estética, já que possui comandos que trabalham a drenagem linfática e até massagens modeladoras. Estudos posteriores revelaram que, na verdade, a placa vibratória possui um poder ainda maior de recrutar as fibras musculares, contraindo-as e relaxando-as, como acontece na musculação.

A diferença é que a porcentagem de grupos musculares trabalhados no Power Plate podia chegar, segundo indicaram esses estudos, a 97%, enquanto na musculação convencional esse número fica entre 40 e 80%. Daí para ganhar as academias e funcionar como ferramenta de complemento em treinos dos mais diversos, inclusive nos de corrida, foi um pulo.

“O número de pessoas que procura pelas aulas de Power Plate aumentou muito nos últimos meses. Trabalhamos, atualmente, com cerca de cinco turmas diárias, com oito alunos cada, de segunda a sexta-feira”, conta Camila Perugini da Silva, professora da Eco Fit Academia.

Para quem pratica corrida, o uso do aparelho é muito benéfico, segundo comprovam diversos testes já realizados. “Há registros científicos de que as pessoas que utilizam o Power Plate ganhem até 30% de aumento na performance”, explica o coordenador líder da Eco Fit, Toaldo Lacerda. Para ele, o atleta ganha também em condicionamento, adaptação ao percurso e até na rapidez da recuperação pós-treino.

Isso explica, também, por que os homens têm procurado mais pelas aulas que acontecem na academia. “A preocupação com o ganho de performance superou a inicial, que era meramente estética. Muitos homens freqüentam as aulas de Power Plate, assim como atletas de diversas modalidades”, diz Adriano.

Se você procura complemento, ganho de força e, ainda dar uma forcinha para a parte estética, saiba que as aulas de Power Plate são estimulantes e divertidas, nada de ginástica passiva. O trabalho muscular, o uso das forças e, principalmente os resultados obtidos são notáveis.