Mais velocidade nos treinos

Atualizado em 17 de dezembro de 2008
Mais em

Por Fatima Martin e Fausto Fagioli

Para um corredor de provas de rua, seja ele amador ou profissional, o bem-estar das pernas é um fator importante, já que a prova exige muito dos membros inferiores. Os exercícios que visam o fortalecimento e a preparação desta parte do corpo, além de tornar o atleta mais veloz e capaz de diminuir seu tempo nas provas, ajudam no aumento da estabilidade articular, o que gera uma redução na probabilidade de aparecerem lesões.

“Esses exercícios de força são importantes pois, somados à corrida, ajudam na melhora da performance. Além disso, eles previnem lesões, já que deixam a musculatura mais forte”, disse Kim Cordeiro, treinador da BK Sports.

Kim criou e executou uma série de exercícios que devem ser feitos para a musculatura dos membros inferiores pelos atletas que desejam ganhar velocidade, mas alerta sobre a importância de saber equilibrá-los com os treinos de rodagem.

“Os exercícios de força, que se assemelham muito aos movimentos de corrida, exigem muito da musculatura do corredor. Por isso, ao iniciar esse tipo de treinamento, o atleta deve diminuir o volume de corrida semanal para evitar a sobrecarga”, afirmou o técnico.

Clique aqui para ver as fotos com a execução dos exercícios

1 – Agachamento unilateral – 4 x 8
2 – Salto unilateral – 2 x 8 (alternado)
3 – Afundo com salto – 2 x 8
4 – Agachamento com salto – 2 x 8
5 – Afundo caminhando – 2 x 8
6 – Gêmeos unilateral – 4 x 8 (alternado)
7 – Salto progressivo – 2 x 8

Kim Cordeiro explicou que essa série visa o fortalecimento e deve ser realizada com cuidado. “A preparação deve ser feita devagar, com o aumento progressivo de peso e intensidade, pois senão pode causar problemas ao atleta, como tendinite”, orientou