Mais que um estágio...

Atualizado em 20 de outubro de 2011
Mais em

A partir deste domingo (23), a Chapada Diamantina vira a capital mundial do Mountain Bike, pois será disputada na região a segunda edição Brasil Ride, uma das maiores prova da modalidade do mundo – já comparada à mítica Cape Epic.

A prova por etapas, que vai até o dia 29, promete ser um desafio e tanto para os inscritos. Serão sete estágios – contando o prólogo – entre as duras trilhas nas cidades de Mucugê e Rio das Contas, os municípios utilizados como base para a competição. Ao todo, serão 602,9 km de percurso e com 11.359 m de subidas, fazendo jus ao lema da prova: mais que uma corrida, um estágio em sua vida.

Um dos diferenciais desta competição é a estrutura. O competidor precisa apenas se preocupar com o que mais importa – ou seja, pedalar. A organização fornece água, comida, alojamento, suporte técnico e até lavagem das bikes.

Entre os que confirmaram presença, está a dupla campeã de 2010, os tchecos Kristian Hynek e Robert Novotny, além de nomes como Abraão Azevedo (campeão mundial máster e do Brasil Ride na categoria em 2010), a parceria formada por Daniela Genovesi e Adriana Nascimento, Ricardo Pscheidt, a alemã Ivonne Kraft, além de Márcio May, que volta a vestir às sapatilhas para disputar a competição.

A grande novidade para o Brasil Ride 2011 será uma etapa – a terceira – disputada em Cross Country. O estágio será composto por cinco voltas de 7 km em um circuito montado em Rio das Contas. Assim como o prólogo, o percurso será repleto de single tracks e trechos urbanos, mas contará com uma descida acentuada e bastante rochosa. Nesta etapa, a dupla não precisa estar junta e o tempo será a média dos dois integrantes.

Confira quais serão as etapas do Brasil Ride 2011:
Prólogo: Mucugê – 12,4 km
2a etapa: Mucugê – Rio das Contas – 145 km
3a etapa: Rio das Contas (Cross Country) – 35 km
4a etapa: Rio das Contas (etapa Mato Grosso) – 81,5 km
5a etapa: Rio das Contas (etapa Paramirim) – 93 km
6a etapa: Rio das Contas – Mucugê – 128 km
7a etapa: Mucugê – 108 km