Mais novidades e Bike Fit para o Ironman

Atualizado em 18 de fevereiro de 2011
Mais em

Para os que já estão treinando para o Ironman BR, está na hora de pensar no bike fit, para que o percurso do ciclismo seja o mais eficiente e confortável possível.

Na mesma semana em que Ronaldo “Fenômeno” anuncia sua aposentadoria oficialmente, o nosso ídolo 7 vezes campeão do Tour de France, Lance Armstrong também anuncia a sua retirada definitiva das estradas, uma pena pois são duas pessoas que representam o amor e a dedicação aliados a muito talento ao esporte, mas, com certeza, não deixarão o cenário!

Enquanto isso, Alberto Contador foi liberado pela Federação Espanhola para competir, agora vem a dúvida: será que ele vai para o Tour de France defendendo a tão gloriosa equipe Saxo Bank? Contagem regressiva!

Ironman Brasil 2011

Faltam apenas três meses para uma das mais famosas provas de triathlon do Brasil e do Mundo, O Ironman Brasil em Florianópolis. Para quem está treinando, agora estão começando os treinos de longa duração com quilometragens perto dos 130-150 km. E é nessa hora que temos que pensar no Bike Fit. Por quê?

Porque a bike é o local onde o atleta tem que se preocupar com muitas coisas, como a alimentação de sólidos, pois na corrida é mais difícil mastigar, então se aproveita a facilidade da bike para comer sanduíches e barrinhas mais facilmente e deixando o gel e outros carboidratos para a hora da corrida.

Para isso, é preciso que a postura da bike seja o mais confortável e pratica o possível. Sendo assim, o atleta poderá beber o isotônico ou a água sem ter que se deslocar do selim, imagine-se deslocando do selim, para frente e para trás durante 180 km (aprox. 5horas-5horas e meia) no mínimo isto causará dores na cervical e sentará cada vez em um local diferente no selim.

Em um bom bike fit para uma bike de Ironman, primeiro pensamos na posição segura, onde o conforto e a prevenção de lesões prevalecem, em segundo a facilidade de pegar o isotônico, a água, o gel e qualquer outra necessidade básica em cima da bike.

Em seguida, pensamos na potência/força e, por último, a aerodinâmica. Pois após estes 180 km a postura tem que ficar da melhor maneira possível para que a corrida seja melhor, com a lombar e a cervical relaxadas para a maratona.
Sendo assim, pense também bastante no seu treinamento converse muito com seu técnico, dê sempre um feedback dos treinos e alongue muito. Mais de 50% dos ajustes de um bike fit dependem de uma boa flexibilidade.

Confira artigo anterior:
Novidades no mundo das bikes para 2011.