Lucélia Peres leva o bronze nos 10 mil metros

Atualizado em 23 de julho de 2007
Mais em

Por Juliana Saporito

 

A brasileira Lucélia Peres ganhou a primeira medalha brasileira no atletismo, nos Jogos Pan-Americanos. Na tarde dessa segunda-feira, 23 de julho, no Engenhão, o bronze veio nos 10 mil metros depois de muita briga com a norte-americana Sara Slattery, primeira na disputa, e com a mexicana Maria Dulce de la Cruz.

 

“A prova foi muito boa, e estou muito feliz com o meu resultado. É claro que a gente vai para o ouro, mas foi o máximo que consegui. Forcei tudo o que tinha”, disse Lucélia, que chegou a liderar a prova.

 

Ao lado de Ednalva Laureano, a Pretinha, Lucélia era uma das grandes esperanças de medalha para o Brasil nos 10 mil metros, e não frustrou as expectativas. “A Ednalva e eu tentamos fazer a nossa prova, sem pensar muito nas adversárias. Fiz o que tenho treinado sempre, me mantive bem no começo e dei um arremate forte. O nível da prova é muito alto, e é uma satisfação muito grande saber que estou entre as melhores da América”, disse a medalhista, minutos antes de subir ao pódio.

 

O esboço de uma dobradinha brasileira aconteceu na segunda volta, quando Pretinha avançou para tomar a frente de Lucélia, que liderava o grupo até então. Mais que uma estratégia para manter a frente do pelotão, ela contou que correu pela liderança por uma questão de sobrevivência.

 

“Estava apanhando demais, levando chutes o tempo todo”, contou Pretinha. Ela, que havia vencido a mesma prova no Troféu Brasil de Atletismo, ficou em sétimo com tempo de 34min09s21. O resultado não foi aquele com o que ela havia sonhado, mas também não a desapontou. “Mesmo sem pódio estou feliz com o resultado, porque o ritmo estava muito forte e foi o que deu para fazer. Passei mal na noite de domingo e sei que dei tudo de mim”, disse a líder do ranking.

 

Além de levar o ouro, Sara Slattery bateu o recorde pan-americano com seu tempo de 32min54s41. Maria Dulce de la Cruz garantiu a prata com 32min56s75. A marca de 33min19s48, além de garantir a Lucélia um lugar no pódio, foi seu melhor tempo alcançado na temporada.