Longe do recorde

Atualizado em 18 de maio de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O etíope Haile Gebrselassie confirmou seu favoritismo e venceu neste domingo, dia 17 de maio, a BUPA Great Manchester Run, na Ingleterra. Mas o principal corredor de longa distância da atualidade não conseguiu conquistar seu principal objetivo na prova, que era recuperar se recorde mundial nos 10 km.

Geb iniciou a disputa com uma velocidade incrível, e completou os primeiro cinco quilômetros em 13min31s. Mas o forte vento contra atrapalhou o desempenho do africano na segunda parte da corrida, e ele completou a prova em 27min39s, um tempo bem acima do atual recorde, que é de 27min01s e pertence ao queniano Micah Kogo.

“Tudo correu maravilhosamente bem na primeira metade, mas o vento na volta foi terrível. Queria recuperar o recorde mundial, mas a segunda metade dificultou muito”, declarou Haile, que teve ao seu lado no pódio o libanês Ali Zaied (28min13s) e o ucrâniano Seriy Lebid (28min36s).

Feminino
Entre as mulheres, a vitória ficou com a queniana Vivian Cheruiyot, que completou os 10 km em 32min01s. A portuguesa Sara Moreira (32min33s) terminou em segundo lugar, seguida pela letã Jelena Prokopcuka (32min41s).