Líder do ranking nacional

Atualizado em 20 de março de 2008
Mais em

Por Daniel Balsa

O jovem Bruno Tabanez, da equipe São Lucas/UAC/Americana, é o novo líder do ranking nacional de ciclismo, o que corrobora com o fato dele ser um dos grandes destaques da temporada 2008, após vencer a Copa Hilário Diegues, a classificação por pontos do Giro do Interior – com duas vitórias – e ser vice-campeão do Torneio de Verão – também conquistando duas etapas.

Só que no começou do ano poucos apostavam que Tabanez chegaria a tal posto. Mas estava virada aconteceu muito em decorrência de sua confiança estar elevada – fato que preocupa seus rivais – e pelo trabalho de sua equipe, que passou por uma grande reestruturação e agora tem condições de trabalhar às vitórias de Bruno. “Americana está fazendo um ótimo trabalho”, disse.

Em entrevista concedida ao Prólogo em Barra Bonita, após a última etapa do Giro do Interior, o ciclista falou sobre suas metas, sua atual fase, Seleção Brasileira e também apelou para que a organização da Volta do Estado de São Paulo conceda um convite para sua equipe. Confira a entrevista na íntegra:

Prólogo: Bruno, você tem vivido uma ótima fase nesta temporada. Como você comenta seu atual período?
Bruno Tabanez:
Tenho de aproveitar enquanto eu estou bem, pois quando estiver caindo, não vai ter nada que segure (risos). Mas enquanto estiver em condições de seguir na frente, vou lutar pelas vitórias.

Prólogo: Este Giro do Interior foi realizado às pressas e contou com muita dedicação dos ciclistas e das equipes para que a prova fosse realizada. Qual foi sua contribuição para a competição?
BT:
O Cláudio Diegues me ligou e perguntou se eu poderia fazer alguma coisa para que Americana recebesse uma etapa esse ano. Falei com a União (Americana de Ciclismo), que entrou em contato com o Secretário Municipal de Esportes e ele concordou em organizar duas etapas, mas Piracicaba acertou primeiro.

Prólogo: Mas em 2009 haverão etapas em Americana?
BT:
Tomara que sim. Ia ser bem legal poder correr em casa.

Prólogo: E, para você, como foi a organização desta prova neste ano?
BT:
Claro que existiram algumas falhas, mas estão de parabéns pela forma como realizaram esta primeira edição. Gostei muito mesmo e quero que aconteçam mais Giros.

Prólogo: E a liderança do ranking? É seu grande objetivo na temporada?
BT:
Com essas duas vitórias no Giro, eu agora sou o novo líder. Eu treino para vencer, mas ainda tem muito chão pela frente. Estou muito contente por ser o primeiro do ranking nacional e devo muito aos meus companheiros por eles me deixarem em grande situação para ganhar aqui no Giro.

Prólogo: Quais são suas próximas provas pra seguir na liderança do ranking?
BT:
O objetivo é correr na Volta do Estado de São Paulo, mas minha equipe não recebeu o convite. Espero que os organizadores vejam o grande trabalho que está sendo feito em Americana, que está com um ciclismo bem reformulado. Estamos treinando, mas é complicado treinar sem ter a certeza de que vamos competir. Estamos aguardando, pois queremos muito este convite.

Prólogo: No ano passado, o líder do ranking foi o Rafael Andriato e agora ele está correndo na Europa, pela equipe Trevigiani. Você espera seguir os passos dele?
BT:
O Rafael foi uma grande revelação e é um ciclista espetacular. Mas se eu tiver uma chance de ir à Europa, lógico que eu vou agarrar com todas as forças. Espero eu que tenha essa oportunidade.

Prólogo: Mas você já está conversando ou vendo alguma coisa para correr na Europa?
BT:
Por enquanto, estou pensando aqui, nas provas válidas pelo ranking. Ainda não vi nada sobre correr na Europa.

Prólogo: O Mauro Ribeiro (treinador da Seleção Brasileira de estrada) já fez alguns elogios a você e seus resultados o colocam como um dos principais ciclistas no Brasil. Pensa em defender a seleção este ano, que tem Olimpíada e Mundial?
BT:
Lógico que eu sonho em defender o Brasil no exterior, só que é complicado. Temos bons ciclistas e alguns deles são mais experientes, mas a esperança é a última que morre. Se eu for chamado, vou desempenhar meu melhor papel.