Lesões em corredores: resultado da enquete

Atualizado em 20 de outubro de 2011
Mais em

Resultado da Enquete

As respostas enviadas para nós com relação à enquete realizada na semana passada mostrou que, a grande maioria dos leitores, trata-se de corredores com lesões constantes, frequentes ou esporádicas.

Então, concluímos que a maioria dos corredores processa muita carga de treino e sem os devidos descansos. Algumas vezes, não respeitam as periodizações de treinos e, em outras, a alimentação e o dia-a-dia lhes consomem a recuperação física e emocional, tão necessária para os treinamentos.

Para a corrida ficar diferente, mude a carga, os dias da semana, a intensidade de treinos, o número de provas, de forma que o seu organismo tenha mais condições de se recuperar e possibilitar o ganho de condição física para treinar e competir, além, é claro, de trabalhar, etc.

Trata-se de um exercício de observação para o exercício, com a finalidade de melhorar a sua corrida. Procure realizar algumas modificações, desde que as lesões sejam persistentes e se você acredita, de fato, que elas surgiram por excesso de quilômetros, por exemplo.

Se você começou a sentir dores, somente após um período, da introdução de ritmos mais intensos, procure diminuir a intensidade, voltando a realizá-los assim que não tiver mais as referidas dores. Em outras possibilidades, reveja se no período de inicio das dores não há referências a trabalhos diferentes em sua rotina, as horas em posições inadequadas, ao fato de ter tido um filho e passado a carregá-lo, o que pode caracterizar um excesso de esforço em ângulo impróprio para a coluna lombar ou joelhos.

Mas, atenção; não deixe de observar o quadro para a qualidade de vida, levando em consideração seu estado ótimo para treinar 100%. Veja o quadro mais abaixo.

Considere as melhores épocas para treinamentos, aquelas em que sua rotina poupa mais o seu físico e emocional. O desgaste será menor para esforços mais elevados que a corrida exigir.

Observe sua alimentação, que deve ter um valor mais próximo do seu objetivo, ou seja, conte com a elaboração de um plano alimentar, a partir da avaliação individualizada de um nutricionista.

No mais, fique atento: Seu corpo agradece.

 

Você tem dúvida sobre seus treinos de Corrida, equipamentos ou provas? Mande sua pergunta para ativoresponde@ativo.com que Miguel Sarkis poderá respondê-la!