Lesões são causadas por falta de informação

Atualizado em 26 de fevereiro de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

Um levantamento feito pela Secretaria de Estado da Saúde, com base em 2 mil atendimentos realizados em 2008 no Ambulatório de Medicina Esportiva do Hospital Estadual Ipiranga, na capital paulista, aponta que entre os pacientes que procuraram a unidade, a maioria homens, 90% já chegaram lesionados ou com algum tipo de problema de saúde relacionado à prática do esporte.

A grande causa das lesões é a falta de condicionamento físico e ausência de orientação médica para a prática de atividades físicas. A Secretaria recomenda que quem deseje começar a praticar um esporte procure antes um médico para realizar os exames físicos e sorológicos.
“Quase ninguém segue essas orientações como um primeiro passo para o que deveria ser uma vida mais saudável. Se as pessoas tivessem o hábito de realizar todos os exames necessários antes de iniciar a prática de esportes, muitas lesões graves e até sérios problemas cardíacos, que os pacientes venham a ter, poderiam ser evitados”, afirma Ricardo Galotti, médico responsável pelo ambulatório.

Clique aqui e veja quais os exames devem ser feitos para começar a correr