Lesões no verão

Atualizado em 24 de novembro de 2010
Mais em

*Por Evaldo D. Bosio Filho

O verão chegou, e com ele a expectativa de muito sol, praia e a busca pelo corpo perfeito. Nessa época do ano as academias apresentam um aumento significativo nas inscrições de novos alunos, a maioria em busca de um corpo perfeito, livre do excesso de peso e gorduras indesejadas, em um curto espaço de tempo. E para isso vale tudo, inclusive passar horas e horas dentro de uma academia fazendo as mais diversas aulas e todos os tipos de exercícios possíveis.

Porém, esse aumento descontrolado na prática esportiva, faz do verão a época com o maior índice de lesões esportivas. Lesões que acontecem pelo excesso de atividades e pela execução inadequada de exercícios ou ausência de supervisão durante os mesmos. Uma das consequências das lesões deste tipo de prática é o afastamento de suas atividades cotidianas.

Entre as regiões do corpo mais acometidas em virtude de lesões em academias podemos destacar: coluna lombar, joelhos e músculos do peitoral e bíceps braquial. Dentre as lesões mais comuns, a dor lombar (lombalgia) é a principal delas. Geralmente acontecem por exercícios exagerados que visam queimar a gordura localizada e a hipertrofia do músculo abdominal e para isso o aluno exagera nos exercícios abdominais o que indiretamente acabam também gerando tensão das musculatura paravertebral e acarretando uma instabilidade da coluna lombar.

Também podemos destacar as lesões em joelho, presente em mulheres que também exageram nos exercícios de jump e aulas de bike. É comum as mulheres apresentarem dores na região anterior do joelho o que pode nos indicar o início de uma condromalácea (processo degenerativo da cartilagem da patela) ou uma tendinite (processo inflamatório pelo excesso de movimentos repetitivos do joelho). As mais graves, no entanto, são as lesões de menisco que em 90% dos casos resulta em cirurgia e em um período prolongado de reabilitação.

Em homens são mais comum as lesões musculares em bíceps braquial e também nos músculos do peitoral em virtude da grande carga que alguns insistem em aplicar em exercícios para fortalecer essas duas regiões em busca de corpos mais definidos.

Todo atividade física feita de forma regrada e bem supervisionada traz muitos benefícios para a saúde, porém, exercícios inadequados, com erros de posicionamento ou falta de supervisão podem trazer prejuízos para a saúde.

Outro grande vilão nessa época do ano são os anabolizantes e as demais substâncias que ajudam a “secar” rapidamente o corpo, reduzindo o percentual de gordura e aumentando a massa muscular. Muito cuidado ao fazer uso desses produtos, pois muitos entram ilegalmente no país, com origem duvidosa, e podem transformar o sonho do corpo perfeito em pesadelo cheio de lesões e doenças, entre as quais o câncer.

O corpo é dirigido por uma fisiologia humana, onde cada indivíduo tem sua particularidade, o que pode ser bom para uns pode ser maléfico para outros. Sendo assim, caso tenha alguma dúvida faça uma avaliação médica, uma avaliação fisioterapêutica e uma avaliação física, isso deixará você mais seguro para alcançar seus objetivos físicos de forma mais saudável. Respeite sempre as orientações do seu professor da academia e nunca faça exercícios sozinho ou por indicação de outra pessoa que não seja seu professor de academia, seu fisioterapeuta ou seu médico.

*Especialista em Fisioterapia Esportiva pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva.
Membro da Sociedade Brasileira de Reeducação Postural Global – SBRPG.
Membro da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – SONAFE.
Coordenador Científico da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva.
Coordenador de Fisioterapia Esportiva da Prime Sports – Prime Fisioterapia Especializada.
Fisioterapeuta com atuação em Fisioterapia Ortopédica, Fisioterapia Esportiva e Reeducação Postural Global – RPG.
Site: www.evaldofisio.com.br.