Lel vence a Meia-maratona de Lisboa

Atualizado em 23 de março de 2009
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Diante de vários rivais de “peso”, o queniano Martin Lel mostrou porque é um dos principais fundistas do planeta e conquistou, neste domingo, dia 22 de março, o título da Meia-Maratona de Lisboa. A prova, que também contou com o recordista mundial na distância Samuel Wanjiru, do Quênia, e o marroquino Jaouad Gharib, medalha de prata na maratona dos Jogos de Pequim, foi disputada em um ritmo muito forte, e decidida nos instantes finais.

“Esta prova foi excelente para testar minha velocidade. Não foi fácil vencer, porque havia outros grandes campeões aqui, mas foi ótima para testar minha forma, pois vou correr a Maratona de Londres”, declarou Lel, que é tricampeão da prova britânica e defenderá seu título no próximo mês.

Desde os primeiros quilômetros, o coelho Elijah Keitany ditou um ritmo impressionante para que os atletas pudessem alcançar o recorde mundial. O primeiro favorito ao lugar mais alto do pódio a não conseguir se manter no pelotão da frente foi Wanjiru, que passou a comandar um grupo intermediário.

Os líderes chegaram aos 10 km em 28min19s, e foram forçados a aumentar a velocidade para continuarem dentro do recorde. O vento fez com que o grupo se dividisse aos poucos, e apenas Lel, Gharib e os quenianos Robert Cheruyiot e Gideon Ngatunyi seguiram na frente.

Com 15 km, o desconhecido Ngatunyi ficou para trás. Logo em seguida, Gharib atacou seus adversários. Lel resistiu bravamente, mas Cheruyiot não conseguiu acompanhar o ritmo e viu suas chances de brigar pela vitória se extinguirem. O marroquino ainda tentou mais uma investida no último quilômetro, mas Martin Lel mostrou estar muito forte e superou seu rival no sprint final. Ele completou a prova em 59min56s e teve ao seu lado no pódio Gharib (59min59s) e Cheruyiot (1h00min05s).

Vôo solo
A disputa da prova feminina foi muito diferente da masculina. A norte-americana Kara Goucher ditou um ritmo muito forte desde o início, liderou a maior parte da prova sozinha e confirmou seu favoritismo.

Ela cruzou a linha de chegada em 1h08min30s, com uma vantagem de 30s para a queniana Alice Timbilili, que ficou em segundo lugar. Jane Kiptoo, também do Quênia, terminou na terceira posição, com 1h9min37s.

Classificação final
Masculino

1 – Martin Lel (QUE) 59min56s
2 – Jaouad Gharib (MAR) 59min59s
3 – Robert Cheruyiot (QUE) 1h00min05s
4 – Gideon Ngatunyi (QUE) 1h00min06s
5 – Samwel Shauri (TAN) 1h00min33s

Feminina
1 – Kara Goucher (EUA) 1h08min30s
2 – Alice Timbilili (QUE) 1h09min00s
3 – Jane Kiptoo (QUE) 1h09min07s
4 – Jelena Prokopcuka (LET) 1h09min58s
5 – Leah Malot (QUE) 1h11min37s