Largada lenta e reação espetacular

Atualizado em 18 de junho de 2009
Mais em

Por Daniel Braz

A linha de chegada dos 100 m da 48ª edição do Golden Spike Ostrava, realizado nesta quarta-feira (17/6), na República Tcheca, foi cenário da vitória de um Usain Bolt que poucos conhecem. Acostumado a “chegar sobrando”, de sorriso no rosto e comemorando com o público, dessa vez o velocista fez careta, lançou o corpo para frente e com nítida expressão de cansaço.

Mesmo tendo cravado seu quarto melhor tempo na distância (9.77s) e ter vencido mais de um quarto de segundo à frente do segundo colocado, Bolt precisou de muito esforço para superar o que chamou de “a segunda pior largada da carreira”.

Com um tempo de reação de 0.206s, o atleta jamaicano foi, de longe, o mais lento na largada. Somente quando os corredores já se aproximavam da metade da pista, quando sua colocação estava entre o terceiro e quarto lugar, Bolt começou a se destacar no seu já conhecido sprint final e venceu.

Dias antes da prova, em coletiva de imprensa, Usain Bolt disse que participaria do Golden Spike Ostrava como preparação para o Mundial de Atletismo em Berlim, que começa no dia 15 de agosto. Em clima de descontração, Bolt disse aos jornalistas que pretendia terminar a prova em 9.8s, mas acabou superando suas próprias expectativas.