Lance quer o mundo

Atualizado em 17 de outubro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Lance Armstrong pode ter se retirado do ciclismo profissional, mas segue se ocupando com outras atividades esportivas, treinando a modalidade que praticava antes mesmo de se consagrar sobre duas rodas, o triathlon. A organização do Campeonato Mundial XTerra, que será disputado no Havaí no próximo domingo (23), confirmou a presença do heptacampeão do Tour de France.

Vale destacar que Armstrong concluiu o último XTerra, realizado em Snowbain, Utah, na quinta colocação e venceu a Red Rock Co.’s Four Peaks Urban Dirt Triathlon, disputado em Tempe, no Arizona, na semana passada.

O percurso do Mundial contará com 1,5 quilômetros de natação, na praia de D.T. Flemings, em Kapalua. Terminada a disputa na água, os triatletas montarão em suas bicicletas para pedalarem por um trajeto 30 quilômetros, nas encostas das Montanhas de West Maui, com diversas subidas e descidas.

“O terreno da prova será bastante variado, com trechos mais difíceis – com muita terra -, partes em campos de golfe abandonados, onde os ciclistas conseguirão atingir uma alta velocidade e cross-country, além de haver várias curvas próximas a leitos de rio e com uma vegetação densa”, disse Dave Nicholas, diretor do XTerra.

Nicholas afirmou que a prova beneficiará os atletas que demonstrarem habilidade e velocidade nas descidas, além de bastante força nas pernas para aguentarem as duras escaladas, que prometem desgastar os atletas em mais de 10 quilômetros off-road.

O organizador da prova deu uma prévia do que espera pelos triatletas, em menos de uma semana. “Os obstáculos estarão por toda parte. Haverá uma descida íngreme onde os competidores terão que saltar árvores caídas, então passarão pelo leito de um riacho seco e rochoso, atravessarão um trecho onde haverá muito capim e uma floresta de pinheiros, antes de chegar à praia. A partir daí, terão aproximadamente 250 metros a serem percorridos na areia, antes da subida final até o hotel Ritz”, contou o dirigente.