Lance Armstrong utiliza prótese de carbono

Atualizado em 16 de outubro de 2019
Mais em ATIVO

A fabricante de componentes de bicicleta Bontrager divulgou em seu site que Lance Armstrong foi a primeira pessoa a receber a inForm® Full Carbon Clavicle Upgrade, uma clavícula de carbono preparada pela Bontrager.

Leia abaixo a matéria completa:

Originalmente planejada para ser lançada na convenção da Academia Americana de Cirurgia Ortopédica, que será realizada entre os dias 18 e 24 de maio em Las Vegas, a inForm CarbonClavicle™ teve sua data de lançamento adiantada pela Bontrager para ajudar no retorno de Armstrong ao pelotão.

“A intenção original da Bontrager inForm era usar a pesquisa médica para nos ajudar a criar melhores peças que ficam em contato com o corpo, como selins, sapatilhas e grips. Mas quando pesquisamos as fraturas mais comuns no ciclismo, a clavícula quebrada mostrou-se como uma área onde nós realmente podemos ajudar os ciclistas a voltar para a estrada novamente”, relatou John Balmer, diretor de desenvolvimento da Bontrager.

A CarbonClavicle™, disponível em quatro tamanhos masculinos e em quatro tamanhos desenhados especialmente para mulheres, tanto para o lado esquerdo quanto o direito, é um substituto para a clavícula feito de fibra de carbono. Desenvolvido com a ajuda do especialista em medicina esportiva Dr. Mark Timmerman, consultor da Bontrager, a inForm CarbonClavicle tem uma grande absorção de impacto e resistência – ao mesmo tempo em que é algumas gramas mais leves que um osso normal.

“A instalação em Armstrong foi uma completa coincidência, mas eu preciso admitir que a equipe de marketing da Bontrager estava comemorando quando ouviu falar sobre o acidente de Lance. Foi um verdadeiro milagre de marketing, enviado por Deus. Quero dizer, haveria maneira melhor de lançar a nova linha médica Upgrade da Bontrager”, explica Chris Clinton, diretor de marketing da Bontrager.

O procedimento de instalação é substancialmente mais rápido que os processos de reparo de clavícula convencionais, que consistem em estabilizar, perfurar e colocar pinos enquanto a inForm CarbonClavicle é um substituto único. Essencialmente, o osso quebrado é completamente removido e a prótese é colocada no local. Com Armstrong, o procedimento durou aproximadamente 30 minutos e reduzirá seu tempo de recuperação de três semanas para cinco a sete dias para as cicatrizes melhorarem completamente.

O atraso em divulgar os detalhes deveu-se em um longo processo de aprovação com a UCI, que regulamentou a utilização da prótese, já que ela proporciona apenas menor vantagem aerodinâmica sobre a protuberância tradicional de uma clavícula consertada, e por isso não cumpria os parâmetros vigentes da UCI.

Os futuros planos de patrocínio incluem total suporte e atualizações preventivas para toda a equipe Trek-Livestrong sub-23. “Esses garotos estão no início de suas carreiras, e se as novidades foram aplicadas ao time achamos que podemos prevenir dez ou mais ossos quebrados entre os 12 membros do time”, conta Clinton.

Com garantia de cinco anos, a inForm CarbonClavicle estará disponível apenas através dos revendedores Trek e Fisher. Os preços serão definidos pelo vendedor.

Este texto que você acabou de ler foi a melhor piada de 1º de abril feita no mundo do ciclismo. Divulgada pelo site da Bontrager, a informação, entretanto, é falsa, mas enganou muita gente. Parabéns à Bontrager pela fantástica brincadeira!