Kreuziger: Esperança da Astana no Tour 2012

Atualizado em 03 de dezembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Uma das aquisições da Astana para a próxima temporada, o tcheco Roman Kreuziger espera lutar por um lugar no pódio no Giro d´Italia 2011. Confiante, ele acredita que possa até mesmo chegar ao título.

Os boatos colocavam Kreuziger no Tour de France, que seria uma espécie de plano B, no caso de Alexander Vinokourov não conseguir lutar pela camisa amarela. O ex-atleta da Liquigas, no entanto, deixou claro seu foco está no Giro.

“Meu principal objetivo no próximo ano é o Giro d´Italia. Quero ter uma apresentação muito boa lá e estou convicto de que isso possa acontecer”, disse o tcheco em entrevista ao Cycling News.

“Tenho minhas convicções e certezas, e uma delas é que tenho condições de ficar entre os três primeiros colocados e subir no pódio. Mas não descarto o título. Quando tudo está dando certo, nunca se sabe o que pode acontecer.”

Roman Kreuziger mostrou ambição e já pensa na temporada 2012, onde vive a expectativa de ser o capitão da Astana na ausência de Vinokourov, que deve encerrar a carreira no final do próximo ano.

“Está provavelmente será a última temporada de Vino. É uma pena não competir ao lado dele no Tour e ajudá-lo, mas são coisas do ciclismo.”

Após ser confirmada a saída do espanhol Alberto Contador, Kreuziger foi o primeiro reforço de peso da Astana, deixando para trás cinco anos defendendo as cores da Liquigas. O ciclista afirmou que a saída do time italiano fez bem a ele.

“Tinha um ano de contrato, mas não estava mais feliz por lá. Competia, mas sem o ânimo devido. Eu precisava dessa mudança; que veio em boa hora. Recebi sondagem de duas ou três equipes e pesei os prós e contras. A Astana pareceu ser o melhor caminho”, ressaltou.

Ele admitiu estar muito feliz com a nova equipe e agradeceu o fato de ser tão bem recebido por todos do time cazaque. “Os mais antigos da equipe me receberam muito bem e isso me deixou muito contente, me senti parte da família desde o primeiro momento.”

Por fim, Roman Kreuziger exaltou o líder da equipe, o experiente Alexander Vinokourov, e acredita que pode aprender muito ao lado do ciclista de 37 anos, recém completados em setembro.

“Como um cazaque, Vinokourov é muito importante para a equipe. Ele é simpático, um ciclista muito bom, com um estilo agressivo. Posso aprender muito com ele. Se você ficar junto com ele, vai ter uma grande ajuda. Ele tem disposição para ajudar seus companheiros.”