Kohl: ``metade do pelotão usou CERA´´

Atualizado em 27 de novembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

O austríaco Bernhard Kohl, flagrado pelo uso de CERA durante o Tour de France 2008, resolveu colaborar com as investigações sobre a nova substância e declarou que muitos outros atletas já tomaram a nova geração do EPO. O ciclista disse que ouviu falar pela primeira do medicamento no ano passado, na internet, mas só a utilizou na volta francesa.

“Quando conheci a CERA estava fora dos meus planos usar doping. Mas com o tempo ela passou a ser discutida mais detalhadamente entre os competidores. Provavelmente, metade do pelotão já utilizou a substância”, declarou.

Em seu depoimento à Federação Austríaca de Ciclismo (ÖRF), nesta segunda-feira, dia 24 de novembro, Kohl negou-se a revelar o nome do médico que lhe forneceu a CERA, mas garantiu que “ele não faz parte de uma rede de doping esportivo”.

“Ele só me deu a CERA depois de muita insistência. Ele não tem nada a ver com o esporte ou doping. Caso eu revele seu nome, sua carreira estará destruída”, afirmou o austríaco.

Já o secretário geral da ÖRF, Rudolf Massak, declarou que Bernhard Kohl tentou usar ao seu favor durante o julgamento o impasse que existia entre a União Ciclística Internacional (UCI) e os organizadores do Tour, para tentar escapar da suspensão de dois anos que recebeu.

“Acho que não tem porque discutir se o exame positivo aconteceu em uma corrida do ProTour ou não. Em nenhum lugar está escrito que um atleta só pode ser testado em competições aprovadas pela federação internacional”, explicou Massak.