Kohl confessa doping

Atualizado em 01 de abril de 2009
Mais em

O ciclista belga Bernard Kohl declarou na noite de ontem, dia 31, que ele usou diversas substâncias dopantes desde 2005, todas fornecidas pelo seu ex-empresário Stefan Matschiner. Em uma coletiva em Viena, o Kohl disse que Matschiner vendeu a ele EPO, hormônio do crescimento, insulina e testosterona, além de tê-lo ajudado com doping sanguíneo – com os gastos com com produtos e tratamentos superando 50 mil euros. Kohl também admitiu ter sido cliente da Humanplasma, um banco de sangue vienense.

Investigadores terminaram recentemente uma investigação da Humanplasma, concluindo que o doping sanguíneo alegado aconteceu antes das novas leis antidoping do país entrarem em vigor à 8 de agosto de 2008. Entretanto, Kohl admitiu que eles estiveram na clínica três vezes com Matschiner, e que sua terceira visita aconteceu em setembro de 2008, quando o doping sanguíneo já era ilegal.

A Humanplasma também esteve envolvida em outro escândalo envolvendo esquiadores austríacos nas Olimpíadas de Inverdo de Torino, em 2006

Matschiner foi preso nesta segunda-feira, dia 30, pelas autoridades austríacas. De acordo com seu advogado, ele foi interrogado durante muitas horas no dia 31 e admitiu ter ajudado Kohl com transfusões de sangue. No entanto, em uma batida realizada em sua casa, não foi encontrado nenhum produto ilegal.