10 km Tribuna FM

Atualizado em 14 de maio de 2008
Mais em

A 23ª edição de uma das mais famosas corridas de rua, os 10 km Tribuna FM, será realizada no próximo domingo, 18/05, na cidade de Santos, São Paulo. A expectativa é receber cerca de 14 mil participantes, entre eles, 13 atletas quenianos.

A elite promete vir forte para a prova, que é considerada rápida, por ser em percurso plano e sem muitas curvas. O recorde do percurso é 28min01s, estabelecido por Vanderlei Cordeiro de Lima, em 1997 e entre o cotados para baixar o tempo essa ano estão Willy Kangoro Kimutai, 28 anos, que tem 27min27s como sua melhor marca na distância, feita em Tóquio, e Joshua Kiprugut Kemei, 24 anos, com 27min48s, nos 10 km da Califórnia (EUA).

Entre as mulheres, o retorno de Anne Bererwe, 25 anos, é o destaque. Ela, que foi a sétima colocada em 2006, com 34min06s, já venceu e bateu o recorde da Meia-maratona da Corpore em São Paulo nesta temporada, com 1h13min51s.

Na lista dos quenianos ainda aparecem Kenneth Kimaru Tum, Pius Nmangat Wepoghe, Mutai Kipkemei, Kiprop Mutai, Kipkoech Mutai e Richard Mutai, além de Joseph Kibiwott Ngetich e Eligy Kiprotich Tum. Na disputa feminina também estarão Elisha Tanui e Salina Jebet.

Para defender o Brasil da “invasão queniana”, estão com participação confirmada Sirlene Pinho e Márcia Narloch. No masculino, Franck Caldeira será o grande nome brasileiro. Vale lembrar que, em 22 duas edições, os corredores africanos levaram sete títulos, cinco delas no masculino, com o angolano João N’Tyamba, em 2000, 2001 e 2002. O queniano Benson Cherono, chegou em primeiro em 2004, e Lawrence Kiprotich, também do Quênia, foi o mais rápido no ano passado, ficando apenas cinco segundos do recorde da disputa. Entre as mulheres, as vitórias de Leah Kiprono, em 2001, e Margaret Karie, em 2005, marcaram a história queniana na disputa.

Largada mais cedo
O início da prova será às 8h30 para cadeirantes, deficientes físicos e visuais, 30 minutos mais cedo do que em 2007. Às 8h45, sai o pelotão de elite feminino e quinze minutos depois a elite masculina e o geral.

O percurso é totalmente plano, com poucas curvas e será o mesmo dos anos anteriores, com o início na Rua João Pessoa, em frente ao prédio de A Tribuna, no Centro, e chegada na Praia do Gonzaga, junto à Fonte Luminosa. Os atletas passarão pelo Túnel Rubens Ferreira Martins, avenidas Waldemar Leão, Luiz La Scala Júnior, Ana Costa, Francisco Glicério, Afonso Pena, Almirante Cóchrane (Canal 5), chegando à praia, onde percorrerão os dois últimos quilômetros.