Kirchen surpreende e leva a Fleche Vallone

Atualizado em 23 de abril de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Kim Kirchen (High Road) surpreendeu a todos e conquistou a 72ª edição da Fleche Vallone, disputada nesta quarta-feira, 23 de abril, na Bélgica. Para ganhar a prova, o ciclista de Luxemburgo superou favoritos como o australiano Cadel Evans (Silence-Lotto) e o italiano Damiano Cunego (Lampre), atual líder do ranking UCI ProTour. Este foi o terceiro triunfo de Kirchen em 2008, que também venceu duas etapas da Volta ao País Basco.

O ciclista da High Road percorreu os 199,5 km entre Charleroi e o mítico muro de Huy em 4h35min29s. A 200 metros da linha de chegada, o luxemburguês escapou do pelotão e impossibilitou qualquer chance de reação dos seus principais rivais.

“Saí alguns segundos antes, exatamente como aconteceu nos últimos três ou quatro anos. Porém, me senti mais forte hoje e, por isso, venci”, afirmou Kirchen, muito emocionado.

A prova começou com ritmo intenso e, na primeira hora, os atletas percorrem 47,7 km. Desde o início, vários pilotos tentaram fugir do pelotão principal e foram contidos. Faltando 1 km para a linha de chegada, o alemão Fabian Wegmann, da Gerolsteiner, tentou escapar do restante do grupo sem obter sucesso. A partir daí, os ciclistas pouparam seus esforços para enfrentar as tortuosas subidas do Huy. Cadel Evans, vice-campeão do último Tour de France, comandou o comboio que disputava a vitória, mas Kim Kirchen arrancou antes, para surpresa de todos, e não pode ser alcançado.

72ª FlecheVallone – Classificação:
1º – Kim Kirchen (Luxemburgo) – Team High Road – 4h35min29s
2º – Cadel Evans (Austrália) – Silence – Lotto – a 2s
3º – Damiano Cunego (Itália) Lampre – a 2s
4º – Robert Gesink (Holanda) Rabobank – a 2s
5º – Thomas Dekker (Holanda) Rabobank – a 2s
6º – Davide Rebellin (Itália) Gerolsteiner – a 2s
7º – Michael Albasini (Suiça) Liquigas – a 8s
8º – Joaquim Rodriguez (Espanha) Caisse d”Epargne – a 10s
9º – Christian Pfannberger (Austrália) Barloworld – a 15s
10º – John Gadret (França) AG2r – La Mondiale – a 20s