Kenenisa Bekele é apenas 11º em prova na Escócia

Atualizado em 10 de janeiro de 2012
Mais em

Edinburgo, na Escócia, recebeu neste fim de semana a tradicional Bupa Great Edinburgh Cross Country, prova de aventura por terrenos como lama e matas. A grande estrela do evento era o etíope Kenenisa Bekele, bicampeão olímpico dos 10 mil metros, campeão dos 5 mil e recordista mundial de ambas as distâncias. O atleta, porém, que sofreu com seguidas lesões nos últimos dois anos, mostrou não estar na melhor de suas condições e terminou apenas na 11ª colocação da prova de 3 km, com 9min42s. O vencedor foi o queniano Asbel Kiprop, com 9min20s.

“Quando eu vim para a disputa eu sabia que não estava na minha melhor forma. Por isso, a corrida para mim poderia ser boa ou ruim. É claro que não estou feliz, mas o que posso fazer”, falou o desapontado etíope. “Mas eu continuo otimista com relação às Olimpíadas, em Londres”, completou o atleta, que buscará nos Jogos deste ano sua quinta medalha (ele tem três ouros e uma prata.

Na competição maior, de 8 km, o vencedor foi o espanhol Ayad Lamdassem, com 25min44s. Na prova “Junior”, de 6 km, o norte-americano K. Erassa conquistou o ouro com 19min56s. Já entre as mulheres, a irlandesa Fionnuala Britton venceu os 6 km com 21min32s e a inglesa E. Gorfecka conquistou a primeira colocação nos 4 km com 14min48s.